Trabalhadores rurais são afetados por crise no setor da cana em SP

Os trabalhadores rurais assalariados que atuam na cultura da cana estão temerosos com a crise no setor. A preocupação da categoria fica por conta do atual cenário na indústria.

Operário cortador de cana - Reprodução

O Icfss (Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético) – que mensura a confiança dos fornecedores da cadeia produtiva canavieira – está em 0,41, abaixo do considerado positivo ao índice, que é 0,50. Essa apreensão é agravada pela diminuição de 60 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, além da falência de muitas usinas. Outras ainda em atividade têm graves problemas de recuperação judicial.

Para o secretário-geral da Fetaesp, Roberto dos Santos a crise é resultado de uma administração equivocada. “Ela é jogada nas costas dos trabalhadores”. Ele critica a atuação do setor patronal. “Ano a ano, eles relatam estar com problemas, mas não atuam para saná-los, repassam os prejuízos aos trabalhadores e esperam uma solução do governo”.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial acima do percentual do INPC, o equivalente a 6,07%. Eles estudam realizar paralisações para reivindicar seus direitos conforme cláusulas da pauta de negociação elaborada pela Fetaesp junto aos sindicatos.

A atuação sindical é firme perante o cenário. Alguns sindicatos já fizeram mesas de negociação e conquistaram um reajuste de 7%, acima do INPC.

Fonte: CTB