Convenção Eleitoral do PCdoB define candidatos e apoios para 2014

O PCdoB-Bahia reuniu os comitês municipais do Partido no Estado e a militância, nesta sexta-feira (27), em Salvador, para a Convenção Eleitoral 2014, que aconteceu no auditório da Ebda (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), em Itapuã. No ato, os delegados de mais de 200 municípios aprovaram por unanimidade a resolução política apresentada pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida.

Convenção Bahia - Reprodução

Entre os principais pontos da resolução, está o apoio do Partido às candidaturas de Dilma Rousseff (Presidenta – PT), no cenário nacional, e de Rui Costa (Governador – PT), João Leão (Vice-governador – PP) e Otto Alencar (Senador – PSD), na chapa majoritária da Bahia. Estar ao lado do PT é, segundo Daniel, honrar um compromisso que foi feito há 12 anos, com a eleição de Lula, em 2002, de firmar uma parceria para mudar o Brasil.

“Constatamos que, nessas circunstâncias, é necessário manter esse rumo para continuar os avanços, pois ainda estamos no início da caminhada. Talvez essa não seja a chapa dos sonhos, mas nós aprendemos a não nos prender a indivíduos, mas a projetos. Esse é o melhor projeto e o PCdoB não vai vacilar. Temos um lado!”, declarou o presidente do PCdoB-Bahia, aos delegados presentes.

Além disso, os representantes dos comitês municipais confirmaram a sugestão de lançar três candidatos a deputado e a deputada federal (Daniel Almeida, Alice Portugal e Davidson Magalhães) e 33 a deputado e a deputada estadual – embora o número de candidatos à Assembleia Legislativa possa aumentar pelo menos em quatro até o dia 5 de julho, data máxima para o registro de candidaturas.

O número de candidatos comunistas ao parlamento, que pode chegar a 40, segundo Daniel Almeida, pode ser o maior entre as legendas do Estado e isso tem sido motivo de entusiasmo para o PCdoB-Bahia. Ainda segundo o presidente, outros partidos têm encontrado dificuldade em compor as chapas para a eleição proporcional. “O PCdoB poderá ter a chapa mais numerosa e isso é um êxito”.

Na resolução aprovada, o Partido também define a formação de um núcleo de esquerda para o fortalecimento da luta pela terceira vitória das forças progressistas na Bahia, com a eleição de Rui Costa, e propõe mudanças para o próximo governo estadual. Entre as sugestões, estão mais investimentos em infraestrutura, logística, mobilidade urbana, na educação, saúde, cultura e segurança, valorização dos servidores e combate à pobreza.

Ato com Lula e Dilma

Após o encontro intrapartidário, os delegados e militantes do PCdoB partiram para a ConvençãoEleitoral do PT, que confirmou o nome de Rui Costa para a disputa ao Governo estadual e teve a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. O ato, que aconteceu no Parque de Exposições de Salvador, reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo levantamento da Polícia Militar.

De Salvador,
Erikson Walla