Copa: Balotelli agradece ao Brasil, Suárez fora e análises das finais

A primeira fase da Copa do Mundo no Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (26). O principal desfalque nas oitavas de final será o uruguaio Suárez, que sofreu suspensão da Fifa após morder um adversário. Também ganha destaque nesta edição do "Proletários da Copa" o agradecimento e a torcida do atacante italiano Balotelli pelo Brasil, além das análises de Humberto Alencar e Ramon de Castro para as finais do Mundial de futebol que começam neste sábado (28).

balotelli radio - Reprodução

Leia abaixo um pequeno retrato que o Portal Vermelho fez de cada grupo da Copa do Mundo:

Grupo A
Brasil, México – Croácia e Camarões
Marcaram o grupo a emoção dos jogadores brasileiros e o bom futebol do México, que contou com um ótimo goleiro, Ochoa. Croácia é decepção. Outro fato marcante foram os erros dos juízes. Camarões, mais uma vez, veio desunido.

Grupo B
Holanda, Chile – Espanha e Austrália
Grande surpresa da Copa, a eliminação da Espanha. A Holanda exibe bom futebol e vence as 3 partidas. Na segunda rodada o Chile elimina Espanha com um 2 a 0 folgado. Espanha deixa a Copa amaldiçoando sua organização e o Brasil. Deixa a impressão de antipatia.

Grupo C
Colômbia, Grécia – Costa do Marfim e Japão
Grupo que contou com um bonito conjunto da Colômbia. A seleção do Japão marcou pela sua arquibancada. Torcedores japoneses limparam sujeira que deixaram no estádio e viraram notícia. Costa do Marfim tem futebol bonito mas falha demais nas finalizações, como todas as seleções africanas.

Grupo D
Costa Rica, Uruguai – Itália e Inglaterra
A maior zebra da Copa, a Costa Rica, vence Uruguai de virada e Itália, classifica-se em primeiro do grupo ao empatar com a Inglaterra em 0 a 0. Uruguai surpreende no grupo da morte, deixando para trás os dois favoritos, Itália e Inglaterra. Balotelli manda uma bonita mensagem aos brasileiros depois da eliminação. O lance mais polêmico ocorre no jogo do Uruguai contra a Itália. Seguia empatado quando Luis Suárez, do Uruguai, morde o ombro de Chiellini, zagueiro italiano. Dois dias depois, a Fifa suspende o jogador por 9 partidas e o bane do futebol por 4 meses, além de aplicar uma multa de mais de cem mil euros.

Grupo E
França, Suíça – Equador e Honduras
O mais forte do grupo, o time francês, classifica-se na segunda rodada ao bater a Suíça por 5 a 2. Equador decepciona e perde da Suíça no último minuto da estreia. Derrota elimina o time da competição, mesmo com o empate contra a França na última rodada. Suíça surpreende por jogar mais avançada que historicamente faz, marcando sete gols em três jogos.

Grupo F
Argentina, Nigéria – Bósnia e Irã
A Argentina, favorita à final, estreia com uma vitória sobre a Bósnia no Maracanã, 2 a 1, gol de Messi garantindo a fatura. 50 mil argentinos estiveram no RJ e mudaram a paisagem da cidade, deixaram no comércio mais de US$ 100 milhões. Irã e Nigéria estreiam com um 0 a 0 considerado o pior jogo da primeira fase. A Nigéria vence a Bósnia, enquanto Messi derrota o Irã no fim do jogo. Argentina classificada e a Nigéria passa para as oitavas na terceira rodada após bater o Irã.

Grupo G

Alemanha, Estados Unidos – Portugal e Gana
Alemanha estreia bem goleando Portugal por 4 a 0, Gana perde no fim da partida para os EUA – 2 a 1 – em um resultado que vai eliminar o país da Copa. Portugal lamenta contusões e a goleada. Expulsão de Pepe é decisiva, segundo portugueses. Quatro titulares não jogaram a segunda partida, um empate com os Estados Unidos. Os norte-americanos poderiam perder por um gol para a Alemanha na última partida que estariam classificados. O jogo termina em 1 a 0 e Portugal vence Gana por 2 a 1, resultado que não muda nada para os portugueses. Gana será lembrada pelo grande jogo que fez contra a Alemanha, quando empatou em 2 a 2.

Grupo H
Bélgica, Argélia – Rússia e Coreia do Sul
É o grupo que exibiu o futebol mais fraco da primeira fase. A Bélgica exibe um futebol suficiente para vencer as três partidas, uma por 2 a 1 e duas por 1 a 0. A Rússia exibe falhas no setor defensivo, principalmente o goleiro. Argélia surpreende a Coreia e garante classificação no empate contra a Rússia por 1 a 1. Classificação marcante porque é o segundo time africano que passa para as oitavas de final numa mesma copa.

Ouça o "Proletários da Copa" na Rádio Vermelho: