Uruguai vence a Itália e se classifica para as oitavas 

Celeste ficou em segundo no Grupo D. Com o empate da Costa Rica por 0 a 0 com a Inglaterra, costarriquenhos terminam na liderança. Os dois europeus estão eliminados.

Diego Godín

Em mais uma disputa entre sul-americanos e europeus, deu América novamente, diante de 39.706 pessoas na Arena das Dunas, em Natal. O Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 com gol de Diego Godín após cobrança de escanteio.

O Uruguai terminou em segundo lugar do Grupo D, com seis pontos, e enfrenta o primeiro lugar do Grupo C, a ser definido nas partidas de 17 horas. O jogo será no Maracanã, em 28 de junho. Com o empate da Costa Rica com a Inglaterra por 0 a 0, os costarriquenhos ficaram com a liderança no Grupo D, com sete pontos.

Primeiro tempo

O canto “Soy Celeste” foi o mais escutado na Arena das Dunas. Em maioria, uruguaios mostraram bastante energia para empurrar o time. A Celeste começou assim: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Álvaro Pereira; González, Arévalo, Rodríguez e Lodeiro; Suárez e Cavani. Prandelli mandou a campo a Itália com a seguinte formação: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Verratti, Pirlo, Marchisio e De Sciglio; Immobile e Balotelli.

Dois campeões mundiais, uma só vaga. Como não podia ser diferente, o jogo já começou com marcação intensa, movimentado, com poucos espaços e nervoso. Após sofrer falta, Suárez mesmo cobrou e lançou na área aos 7 minutos, mas Buffon afastou o perigo.Também em chance de bola parada, só que do lado oposto e de longe, Pirlo bateu direto e Muslera espalmou.

Em disputa de bola com Álvaro Pereira, Balotelli subiu de forma perigosa, cometeu falta e tomou o primeiro cartão amarelo do jogo aos 22 minutos, e o segundo dele na competição. Suárez cobrou na área e o experiente goleiro italiano afastou.

Immobile perdeu uma das melhores chances italianas aos 29, ao receber cruzamento de De Sciglio na área, mas ele mandou longe do gol. A resposta veio em belo lance uruguaio: Suárez e Lodeiro tabelaram, o atacante do Liverpool tocou na saída de Buffon, mas ele defendeu. Lodeiro ainda tentou mais um chute na sobra, e novamente o goleiro italiano se destacou.

A Itália teve mais posse de bola na primeira etapa (58%) e foi para o intervalo com o empate que lhe daria a classificação.

Segundo tempo

As duas equipes começaram a segunda etapa com mudanças: Máxi Pereira entrou no lugar de Lodeiro pelo Uruguai, e Parolo substituiu Balotelli na Itália. E mais um cartão amarelo logo no começo, para o uruguaio González. Aos cinco minutos, Cavani caiu após disputa de bola com Bonucci na área, pediu pênalti, mas o juiz mandou seguir o jogo. O primeiro lance de perigo veio somente aos 13 minutos: Rodríguez tabelou com Suárez em mais um bonito lance protagonizado pelos uruguaios, mas o chute final de Rodríguez foi para fora.

Logo depois, o clima esquentou na partida: Marchisio foi expulso por cometer falta dura em Arévalo Ríos, aos 14 minutos. Com um a mais, o Uruguai foi pra cima e mudou mais uma vez: colocou o atacante Stuani e tirou Álvaro Pereira. Em nova ofensiva uruguaia, Luis Suárez dominou e chutou para o gol de dentro da área, mas Buffon fez grande defesa.

A Itália fez mais duas substituições: Immobile deixou o jogo para a entrada de Cassano e, pouco tempo depois, Thiago Motta entrou no lugar de Verratti. No Uruguai, Ramírez entrou para a saída de Rodríguez. Com um a menos e com a vantagem do empate, a Itália ficou mais recuada. De Scilgio levou cartão amarelo aos 32 minutos. Em novo momento de tensão no jogo, durante ataque uruguaio, o juiz marcou falta de Suárez em Chiellini, e zagueiro italiano reclamou de uma mordida. Pouco depois saiu o gol do Uruguai, aos 35 minutos: Ramírez cobrou escanteio, o zagueiro Godín subiu bem e mandou de ombro para o fundo da rede de Buffon.

Os minutos finais foram de pressão italiana atrás do empate. O goleiro Muslera ainda levou cartão amarelo. Foram cinco minutos de acréscimo e até Buffon foi para a área, mas não deu para a equipe europeia, que volta mais cedo para casa. Festa da Celeste.

Fonte: Portal da Copa