México vence de forma inspirada a Croácia por 3 a 1 em Fortaleza

O México só precisava empatar com a Croácia para se classificar para a segunda fase da Copa do Mundo da FIFA 2014. Jogando na Arena Pernambuco, em Recife, os mexicanos fizeram um grande segundo tempo e derrotaram os croatas por 3 a 1, assegurando o segundo lugar do Grupo A, ficando atrás apenas do Brasil.

Rafa Márquez (E) comemora o gol - Getty Images

Nas oitavas de final, o México vai enfrentar a Holanda, que ficou em primeiro lugar do Grupo B. A partida está marcada para o próximo domingo (29), às 13 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Os mexicanos chegaram a ameaçar o primeiro lugar da Seleção Brasileira quando abriram 3 a 0 no placar. Como o Brasil vencia Camarões por 3 a 1 em Brasília, os norte-americanos precisavam de mais um gol para assumir a liderança da chave. Mas o gol dos croatas e o quarto gol brasileiro encerraram as chances da equipe do México de se classificar na primeira posição.

Precisando vencer para se classificar, a Croácia teve mais posse de bola que o México nos 45 minutos iniciais do jogo. Os mexicanos jogaram fechados, esperando os europeus virem para cima para tentar marcar nos contra-ataques. Nervosos, os croatas arriscaram principalmente em bolas aéreas e alguns chutes de fora da área.

Aos 17 minutos, a melhor chance foi em uma boa finalização de longa distância do México. Após bela troca de passes, Herrera bateu muito bem e a bola explodiu no travessão, para alívio da Croácia. Aos 26, Pranjic respondeu também batendo de longe. Ele aproveitou corte mal feito pela defesa mexicana e bateu de primeira, assustando o goleiro Ochoa.

Os minutos finais da primeira etapa foram basicamente de pressão da Croácia, mas com pouca efetividade. Com muitos cruzamentos na área, os europeus não conseguiram voltar a assustar Ochoa e foram para o intervalo com o empate, que classificava os norte-americanos.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o México resolveu sair mais para o jogo em busca do resultado. Pressionando os croatas, os mexicanos reclamaram muito de um lance polêmico aos 19 minutos. Srna colocou a mão na bola dentro da área, mas o juiz não marcou o pênalti.

A recompensa para nos norte-americanos veio aos 27 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Rafa Márquez subiu mais que a defesa da Croácia e cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar e dar tranquilidade aos mexicanos.

Apenas seis minutos mais tarde, o México praticamente matou o jogo. Aguilar apareceu bem pela direita e cruzou na área para Guardado finalizar forte e abrir 2 a 0. Empolgados, os mexicanos continuaram indo para cima, já que poderiam assumir a liderança do grupo caso vencessem por uma boa diferença.

Aos 37 minutos, a jogada do primeiro gol quase se repetiu. Escanteio cobrado, novo desvio de Rafa Márquez e gol de Chicharito Hernández. A Croácia ainda conseguiu diminuir a vantagem aos 41, com um chute cruzado de Perisic que o goleiro Ochoa não conseguiu segurar. No fim, 3 a 1 e vaga garantida para o México na próxima fase do Mundial.

Fonte: Portal da Copa