Australianos participam de trabalho voluntário em escolas de Curitiba

Um grupo de australianos que está no Brasil para acompanhar a partida entre Austrália e Espanha, nesta segunda-feira (23), em Curitiba, pela Copa do Mundo, recebeu uma missão especial na tarde de sábado (21). Convidados pela ONG Futebol de Rua e pelo projeto Comunidade Escola da prefeitura da capital paranaense, eles lixaram, varreram e pintaram escolas que atendem mais de 340 crianças dos bairros do Cajuru e Uberaba.

Australianos voluntários em Curitiba - Angelo Binder/ Portal da Copa

“Estamos muito felizes em contribuir para que as crianças se desenvolvam melhor a partir da educação e do esporte, em ambientes inspiradores como as escolas”, disse o diretor executivo da LionsRaw, Jon Burns, organização não-governamental australiana que está desenvolvendo trabalhos comunitários no Brasil durante a competição.

Trabalho em conjunto

O trabalho foi feito todo em conjunto. Enquanto os australianos colocavam “a mão na massa”, alunos das escolas providenciaram as lixas, tintas, fitas adesivas e pincéis do programa Comunidade Escola. “Queremos servir de exemplo para as crianças saberem que todos podem oferecer parte do seu tempo para melhorar a vida de outras pessoas”, disse a voluntária australiana Juj Fiedler, que visitava o Brasil pela primeira vez.

A estudante Raísa Lauanda, 10 anos, é assistida pelo projeto. Ela destacou a importância dos trabalhos dos voluntários australianos. “Enquanto alguns países perdem tempo em guerras, eles mostram que é muito melhor viver em paz e ajudando uns aos outros”, lembrou aluna da Escola Senador Éneas Farias, beneficiada com o trabalho voluntário dos turistas.

Esporte é futuro

Emocionada, a australiana Lin Sullivan destacou a importância da realização da Copa do Mundo na evolução do Brasil “Penso que assim podemos contribuir para que muitas crianças tenham um futuro melhor e especial. Acreditamos que o esporte tem essa condição e força”, comentou.

Fonte: Portal da Copa