Pré-convenção prepara a militância para a batalha eleitoral vindoura

Unidade das esquerdas para o Amapá continuar avançando foi o sentimento geral dos militantes e dirigentes presentes

Pré-convenção - Adriana Lopes

Na noite desta quarta-feira (18), mais de trezentas pessoas participaram da plenária realizada pelo Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB/AP). O evento, que aconteceu no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, foi uma preparação para a Convenção estadual do PCdoB, marcada para o próximo dia 29/06.

O evento começou com diversas intervenções de militantes comunistas, em sua maioria citando o modelo organizacional do partido e valorizando sua inserção e ampla diversidade nos movimentos sociais.

“O PCdoB é um partido plural. Este é o partido da juventude, das mulheres, dos trabalhadores, dos negros, do movimento cultural, do movimento LGBT e de todos que querem construir um país melhor e sem desigualdades”, afirmou o jovem Uemiço Morais.

Integraram a mesa da plenária Luiz Pingarilho, presidente do PCdoB/AP; Camilo Capiberibe, governador do Amapá (PSB); Evandro Milhomem, deputado federal (PCdoB/AP); José Carlos Tavares, ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Evandro Siqueira, presidente do PCdoB de Macapá; José Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Macapá; Eury Farias, Secretário de Estado da Cultura e Joelma Bandeira, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM).

“Nosso Estado e nosso país avançam a passos largos. Para nós do PCdoB, só a unidade da Esquerda brasileira é capaz de atender e trabalhar para melhorar a vida de nosso povo. Esta unidade pode ser representada pelo apoio à reeleição do companheiro Camilo no Amapá e de Dilma, companheira de muitas lutas e que tem trabalhado muito pelo Brasil”, afirmou o deputado Milhomem.

Para o presidente do PCdoB/AP, Luiz Pingarilho, o momento é de posição política, de apoio ao aos projetos que vem dando certo para a população e de renovação em alguns setores importantes para o desenvolvimento do Amapá.

“Não será fácil! Mas temos a audácia, alegria e criatividade de enfrentar os desafios: continuarmos avançando com Dilma e Camilo. Mais do que isso. Abraçamos o desafio de eleger o primeiro senador comunista no Amapá, com o professor Tavares. Lutaremos pela reeleição do camarada Milhomem, nosso deputado federal e estaremos na batalha por eleger comunistas para a Assembleia Legislativa do Amapá, casa importante para o desenvolvimento do estado e que tem passado por vexames nacionais. O momento é unidade da Esquerda e avanços para o Amapá e o Brasil!”, discursou.

A convenção do partido acontecerá no próximo dia 29.

Por Domingos Dias