Cineasta espanhol Almodóvar é anunciado vencedor do prêmio Lumière

O famoso cineasta espanhol Pedro Almodóvar foi agraciado com o prêmio Lumière. A cerimônia de entrega do prêmio irá decorrer em Lyon a 17 de outubro durante o Festival de Cinema Lumière, informou nesta quinta-feira (19) a organização do evento.

Almodóvar - Jean-Baptiste Mondino / The New York Times

“Ele concordou com grande facilidade, considerando seus compromissos permanentes, e ficou muito contente”, disse na coletiva de imprensa Thierry Frémaux, fundador do festival de cinema de Lyon e diretor do Instituto Lumière.

Em 2013 esse prêmio foi atribuído ao norte-americano Quentin Tarantino. Entre os premiados se contam igualmente Clint Eastwood, Milos Forman, Gérard Depardieu e Ken Loach.

O festival de cinema em honra dos irmãos Lumière foi criado em 2009 em Lyon com a participação do diretor executivo do Festival de Cannes Thierry Frémaux.

Frémaux, que se tornou o diretor da nova mostra de cinema, instituiu igualmente o prêmio com o mesmo nome “como um sinal de reconhecimento pelos diretores e atores que vivem nossas vidas”. O galardão tem a forma de cópia reduzida de uma caixa antiga em que se guardavam os filmes no tempo dos irmãos Lumière.

Segundo informou a organização, no ano passado o fórum atraiu a Lyon 135 mil espectadores. Este ano o Festival Lumière irá decorrer entre 13 e 19 de outubro.

Fonte: Voz da Rússia