Salvador atrai turistas pelos cinco sentidos

Com sua rica história e uma forte tradição em receber turistas, Salvador – a primeira capital do Brasil – pode representar uma interessante experiência sensorial para os 700 mil turistas que deverão visitá-la por conta da Copa do Mundo. Para cada um dos cinco sentidos há alguma associação que remete diretamente à capital baiana.

Farol - Reprodução

A culinária é um exemplo forte da identidade baiana no paladar, com o sabor característico que o azeite de dendê dá a diversos pratos típicos. Muitos deles têm como origem receitas vindas da África.

É do acarajé, uma espécie de fast food baiano vendido nas ruas da cidade, que vem um dos principais cheiros da identidade baiana. Também compõem os cheiros da Bahia as águas de cheiro e as lavandas usadas pelas baianas, bem como os incensos presentes nos terreiros de candomblé e também nas 365 igrejas católicas da capital.

A influência da cultura negra está por todos os lados da cidade. Mais de 80% dos soteropolitanos são afrodescendentes, e sua influência se faz sentir também pelos ouvidos. A musicalidade faz parte da alma baiana presente nos ritmos e gêneros musicais; nos muitos festejos populares do Centro Histórico; nos terreiros e nas rodas de capoeira tão comuns nas ruas da cidade. A musicalidade dos baianos está expressa até no jeito melódico de falar, rico em variações tonais que, em uma mesma frase, intercalam constantemente notas graves e agudas.

Música na Bahia envolve também o sentido do tato, do contato entre as mãos e dos instrumentos percussivos. O resultado sonoro dessa relação resultou em uma das identidades mais marcantes da Bahia – as batidas e os ritmos que serviram de base para muitos dos músicos e dos grupos que a cidade apresentou ao Brasil e ao mundo. Entre eles, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Margareth Menezes, o grupo Olodum e o maior expoente da família Caymmi: Dorival Caymmy, que tanto descreveu, em suas músicas, as belezas que a Bahia mostrava a seus olhos.

Não há como olhar para Salvador e não ver as belezas naturais de suas praias. Entretanto, há muito mais coisa para se conhecer. É possível ter uma aula de história ao observar a arquitetura barroca e as obras de arte que transformam as igrejas em verdadeiros museus.

Para facilitar os turistas que, motivados pela Copa do Mundo, visitarão Salvador e seus pontos turísticos, foram instaladas 549 placas – muitas delas bilíngues – em rodovias e em rotas de pedestres.

As unidades de Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) estarão em diversos pontos da cidade – em especial no aeroporto, na rodoviária e no Pelourinho – para ajudar os visitantes a obterem informações turísticas e de utilidade pública, bem como informações sobre opções de transporte, além de materiais informativos e promocionais sobre ações e serviços de órgãos da prefeitura de Salvador e do governo da Bahia.

Haverá também postos de informação no Elevador Lacerda, no Mercado Modelo e na Companhia das Docas do Estado da Bahia. Eles funcionam em horário comercial e têm funcionários e estagiários capacitados para atender em três idiomas: inglês, espanhol e francês.

Já o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai oferecer, em parceria com consulados, orientações sobre procedimentos após a perda de documentos e emissão, se possível, de nova documentação para os turistas.

Fonte: Agência Brasil