Governo da Rússia inaugura espaço no Museu de Arte Moderna do Rio

Um espaço no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, foi inaugurado pelo governo da Rússia, nesta sexta-feira (13), com o objetivo de divulgar entre os brasileiros aspectos culturais e oferecer produtos típicos do país, que será sede da próxima Copa do Mundo, em 2018. A Casa da Rússia abrirá as portas ao público no sábado, ao meio-dia, e permanecerá em funcionamento até 13 de julho, data de encerramento do Mundial.

No espaço de 1.200 metros quadrados da Casa da Rússia, haverá uma área aberta para todos os visitantes

A coordenadora do comitê organizador da Casa da Rússia, Helena Korpusnko, informou que, no espaço montado do MAM foram instalados telões que vão transmitir, em tempo real, todos os jogos da Copa, “e não só os da Rússia”. Helena disse que a iniciativa tem também o objetivo de “falar um pouco da cultura russa, apresentar a comida e a bebida do país, falar das personalidades do esporte”.

O espaço está pronto para receber torcedores e turistas brasileiros e estrangeiros.

Neste sábado (14), está prevista palestra do ministro do Esporte da Federação Russa, Vitaly Mutko, que apresentará os planos do país para o Mundial de 2018. O horário, porém, ainda não foi definido. E, da mesma forma, ainda não está fechada a programação sobre o futebol russo e a troca de experiências entre o Brasil e a Rússia no campo esportivo.

Segundo Helena, uma réplica da estátua do atleta Lev Tashin, considerado o melhor goleiro da seleção russa de todos os tempos, que está instalada em Moscou, será doada à direção do MAM durante o evento. A estátua já está no Rio de Janeiro. A Casa da Rússia apresentará também uma exposição com fotos do futebol russo e jogos interativos sobre a Copa.

O público que comparecer ao local poderá ainda degustar pratos típicos especiais da culinária russa, alguns deles serão preparados pelo chef russo Syrnikov, que chegará ao Rio no dia 20 deste mês. O cardápio inclui o estrogonofe tradicional, preparado com purê de batata, em vez de arroz; blini, uma espécie de panqueca, e pirozhki, um pastel que pode ter recheios doces e salgados. Outro menu será assinado pelo chef brasileiro Ricardo Lapeyre. Serão servidos diariamente dois tipos de cardápio, das 12h às 22h.

No espaço de 1.200 metros quadrados da Casa da Rússia, haverá uma área aberta para todos os visitantes e uma área VIP (do inglês very important person, pessoa muito importante).

A carta de bebidas inclui a vodca Tsarskaya, considerada uma das melhores do mundo, com a qual serão feitos drinques variados, e a cerveja Baltica, uma das melhores da Rússia. As bebidas poderão ser degustadas diariamente, até a meia-noite, quando se encerrarão as atividades diárias na Casa da Rússia. Produtos típicos do país, como as matryoshkas, (série de bonecas que são colocadas umas dentro das outras) estarão à venda no local, além de bebidas, camisetas, bonés e canecas.

DJs russos, como Anja Womso, residente em Londres, e KTO, que tocou na abertura e no encerramento das Olimpíadas de Inverno de Sochi, garantirão o som durante todos os dias da Copa.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deverá visitar o espaço no final do Mundial, em julho, informou Helena. O ambiente promete ainda outras atrações para os visitantes, como um carnaval e uma festa junina ao estilo russo.

Fonte: Correio do Brasil
Com informações da Agência Brasil