Senadores confiantes no título da seleção brasileira 

Em sua maioria otimistas em relação ao bom funcionamento de estádios e transporte na Copa do Mundo, os senadores também se mostram confiantes num bom desempenho do país dentro de campo. Entre os parlamentares ouvidos pela Agência Senado, o placar mais mencionado para a estreia da seleção nesta quinta-feira (12), contra a Croácia, é uma vitória por 3×0. A confiança na conquista do título, na final do dia 13 de julho, também é comum entre os senadores. 

A comissão técnica da seleção, comandada por Luiz Felipe Scolari e pelo coordenador Carlos Alberto Parreira, é uma das razões do prognóstico dos senadores. “O time está na mão do treinador. O treinador tem uma relação muito forte com os jogadores. Agora é cruzar os dedos, levantar as mãos aos céus, botar a camisa amarela e torcer”, diz Vital do Rêgo (PMDB-PB), um dos que cravaram 3×0 no placar para a estreia.

Para Gleisi Hoffmann (PT-PR), com um bom técnico e jogando a Copa em casa, o Brasil "tem tudo para chegar ao hexa". A avaliação é a mesma de Anibal Diniz (PT-AC), que lembra ainda que Parreira e Felipão foram os técnicos dos dois últimos títulos da seleção pentacampeã, em 1994 e 2002.

O favoritismo da seleção une até o governo e a oposição. Crítico dos gastos bilionários com a preparação da Copa e do que considera uma "incompetência administrativa" do governo, Alvaro Dias (PSDB-PR) destaca a qualidade técnica do jogador brasileiro. “Se compararmos nossa seleção a outras, temos todas as possibilidades de chegar ao título”, diz.

Mesmo quem não se interessa muito por futebol, como Ana Rita (PT-ES), promete acompanhar todos os jogos da seleção, na certeza de que a equipe sairá vitoriosa. “Nunca fiquei na frente da televisão para assistir a um jogo, mas desta vez vou assistir a todos. Espero que o Brasil ganhe a Copa. É importante para todos os brasileiros e brasileiras”, afirma Ana Rita, prevendo uma vitória mais apertada nesta quinta, por 1×0 ou 2×1.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado