Dilma inaugura metrô de Salvador e destaca investimentos em mobilidade

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (11), durante cerimônia de inauguração do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (BA), que, apesar dos impedimentos, fazer metrô é possível. Depois de mais de uma década de problemas na implementação, o trecho Lapa-Acesso Norte foi entregue à população, em um “dia histórico para Salvador”.

Com a inauguração, o metrô passa a operar em fase de experimentação e, por conta disso, não serão cobradas as passagens, pelo menos até o mês de setembro. Segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo equipamento, esse período de três meses será para familiarização das pessoas e para a realização dos retoques finais, antes da operação comercial.

“Hoje é um dia histórico. Depois de 14 anos, nos quais houve uma série de impedimentos, colocamos o metrô para rodar e servir à população. A inauguração para a Copa é simbólica, pois o mais importante é mostrar que é possível fazer a obra e ir entregando trecho a trecho", afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante a viagem inaugural.

Dilma destacou que a Linha 1 é uma realidade e afirmou que trata-se de um metrô “calça comprida”, porque o projeto inicial tinha um tamanho que foi aumentado significativamente.

“E disseram que tinha aqui, em Salvador, uma história que o metrô, que tinha dois quilômetros e depois foi sendo reduzido, aí o pessoal chamava o metrô de calça curta. Eu quero dizer para vocês que nós estamos aqui lançando o metrô calça comprida. Por que é o metrô calça comprida? Porque a Linha 1 vai ter essa continuidade, depois de Retiro, vai ser Juá, depois vai ser Pirajá.”

A presidenta ainda ressaltou que mobilidade urbana é, sobretudo, tempo de vida e, por isso, é tão estratégico para o país, que conta com uma carteira de investimentos de R$ 143 bilhões no setor.

“Antes o governo federal investia pouco em mobilidade urbana, não havia esta prática no Brasil. Por que não havia? Pois (se) dizia o seguinte: esta questão da mobilidade é problema dos estados e municípios, como é dos estados e municípios, o governo federal lava as mãos. E é impossível o estado fazer metrô sem ajuda do governo federal.”

Durante a Copa, haverá esquema especial para atendimento ao evento. Nos dias de jogos, o metrô opera cinco horas antes e três horas após a partida, atendendo aos torcedores que assistirão aos jogos.

Histórico

O metrô começou a ser construído no ano 2000, durante a gestão do prefeito Antônio Imbassahy, do então PFL, partido liderado por Antônio Carlos Magalhães. Desde então, uma série de problemas relacionados à administração municipal impediu o andamento das obras do modal, que só conseguiram ser concluídas depois que a Prefeitura de Salvador repassou a responsabilidade para o governo do estado, no ano passado.

Com informações do Blog do Planalto e Vermelho-Bahia