Dívida externa: Clube de Paris é anomalia institucional

O Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM) pediu a supressão do Clube de Paris, que completa 50 anos na terça-feira (16).

"Total anomalia institucional, o Clube de Paris não tem existência legal, nem estatuto. É uma 'não instituição' situada no coração das relações financeiras internacionais", denunciou o CADTM em um comunicado, que pede o fim do mesmo "para, finalmente, obter a anulação total da dívida dos países pobres". O CADTM é uma rede internacional que conta com comitês locais na Europa, África, América do Sul e Ásia.

 

O Clube de Paris reúne 19 países credores e, segundo o CADTM, suas negociações "refletem interesses geopolíticos particularmente discutíveis". O documento também pede que o Clube de Paris deixe de comportar-se como um "cartel opaco de países credores". O Comitê questiona o fato do Iraque, ocupado ilegalmente pelos Estados Unidos e seus aliados, ter se beneficiado da anulação de 80% da dívida, enquanto muitos países pobres não têm direito ao mínimo desconto. O comunicado denuncia o caso dos Estados afetados pela tsunami do final de 2004, que receberam uma simples moratória de um ano, o que provocou o pagamento de juros adicionais.

 

 

Com agências