Emprego e salário na indústria brasileira caem em março

O emprego na indústria brasileira recuou 0,3% em março sobre o mês passado e valor da folha de pagamento caiu 2% este mês contra fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com março de 2005, o índice caiu pelo sétimo mês consecutivo, em 0,9%. Sobre o ano passado, houve queda em nove dos 14 locais e 10 dos 18 setores pesquisados. Entre as regiões, os destaques foram Rio Grande do Sul (-9%), região Nordeste (-3%) e Paraná (-3,4%). Entre os segmentos, as maiores demissões, em termos percentuais, ocorreram em Calçados e artigos de couro (-12,9 %), Máquinas e equipamentos (-8,2%) e Madeira (-13,9%).

 

No ano, o índice acumula queda de 1% e nos últimos 12 meses, leve alta de 0,2%. O indicador de média móvel trimestral manteve-se estável entre os trimestres encerrados em março e fevereiro, acrescentou o IBGE. O IBGE acrescentou que o valor real da folha de pagamento da indústria brasileira caiu 2% em março sobre fevereiro, após dois meses de alta, e 0,8% contra igual mês de 2005. Ainda assim, a média móvel trimestral teve alta de 1,8% entre os trimestres encerrados em fevereiro e março. No primeiro trimestre, o valor da folha acumula aumento de 0,5%.

 

 

Com agências