Começa nos EUA a 3ª Jornada pela Liberdade dos Heróis de Cuba

 A 3ª Jornada Cinco Dias pelos Cinco inicia-se nesta quarta-feira (4), em Washington, nos Estados Unidos. Trata-se de um movimento de solidariedade em prol de uma solução definitiva ao caso dos cinco antiterroristas cubanos, que foram presos em Miami há 15 anos, quando trabalhavam como agentes para denunciar ao governo de Cuba as ações criminosas de grupos contrários ao governo de Fidel Castro.

Cinco de Cuba - Reprodução

A jornada organizada pelo Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco (Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René e Fernando González) terá atividades simultâneas em mais de 40 países até o dia 11 de junho, segundo informou a Prensa Latina. Dentre elas, “vigílias, manifestações, pronunciamentos, exposições e ações conjuntas em redes sociais”, de acordo com um boletim emitido pela organização.

Leia também:
Famosos apoiam jornada pela liberdade de cubanos presos nos EUA
Ato em SP exige libertação e homenageia os 5 Heróis de Cuba

Em Washington, a conferência “Nova Era nas Relações Estados Unidos-Cuba” incluirá painéis de debate, a mostra “Humor from my pen” de caricaturas feitas por Gerardo Hernández, além da exposição “Yo me muero como vivi” com 15 pinturas em aquarela realizadas por Antonio Guerrero. Serão discutidas também as recentes revelações sobre os programas criados pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid), como o subversivo ZunZuneo.

Esta 3ª Jornada acontece em um contexto especial, quando o clamor por uma mudança na política dos EUA com Cuba é crescente. Aqueles que desejam uma nova configuração, querem não só a suspensão do bloqueio econômico, social e financeiro existente há mais de 50 anos, mas também a resolução positiva para o caso dos heróis de Cuba.

O evento se realiza três meses depois de uma Comissão de Investigação sobre o caso dos Cinco, que aconteceu em Londres.

Do quinteto, apenas René e Fernando González foram colocados em liberdade após cumprir a integra de suas sentenças (15 anos e 17 anos e nove meses, respectivamente).

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e do Cubadebate