Pesquisadores encontram 46 fósseis de dinossauro no Chile

Paleontólogos descobriram fósseis intactos de ictiossauros no sul do Chile, uma das maiores descobertas do tipo até hoje, segundo eles afirmaram na terça-feira (3). Pouquíssimos desses répteis pré-históricos haviam sido encontrados até agora na América do Sul; somente alguns restos de caixas torácicas e vértebras.

Ictossauro - Reprodução

Os fósseis da criatura semelhante a um golfinho foram desenterrados no Parque Nacional Torres del Paine, cujos picos agudos e lagos azul-turquesa atraem praticantes de caminhada e amantes da natureza.

Os pesquisadores disseram que os dinossauros, enterrados debaixo de rochas do imenso Glaciar de Tyndall, viveram entre os períodos Triássico e Cretáceo, que se estenderam de 250 milhões a 66 milhões de anos atrás.

O maior ictiossauro desenterrado no Chile mede mais de 5 metros de comprimento. Os esqueletos estavam extremamente bem preservados e alguns deles até ainda tinham tecidos moles. Os pesquisadores também encontraram embriões fossilizados dentro de uma fêmea. Eles atribuíram os espécimes à família dos Ophthalmosauridae.

“Este grande cemitério de ictiossauros, a maneira como os restos estão depositados, é única”, afirmou o pesquisador paleontólogo e curador de um museu de história natural, Christian Salazar, nesta terça-feira (3).

“É a grande descoberta mais recente da sua história, e vai responder muitas perguntas sobre como se extinguiram, para onde migraram, como viveram”, declarou. De acordo com os pesquisadores, esses “peixes-lagartos” provavelmente caçavam em um desfiladeiro submarino perto da linha costeira, alimentando-se de uma dieta de peixes e criaturas parecidas com lulas. É possível que ocasionalmente ocorressem deslizamentos de terra e lama que se precipitavam na água em cascata, como uma avalanche. Os pesquisadores acreditam que os ictiossauros foram mortos por um deslizamento desses. Os animais provavelmente ficaram desorientados e se afogaram, sendo sugados para o mar profundo, onde seus corpos foram enterrados nos sedimentos, comentaram os pesquisadores.

Os 46 fósseis foram encontrados depois de cerca de três meses de escavações, acrescentou Salazar, e é provável que outros sejam achados.

Com informações de agências de notícias e da Scientific American