Deputado critica demagogia da oposição sobre o Bolsa Família

O deputado Décio Lima (PT-SC) ocupou a tribuna da Câmara para analisar o reajuste recente do programa Bolsa Família, anunciado pela presidenta Dilma, que incomodou setores da oposição. O deputado afirmou que a oposição, que sempre se mostrou contrária ao programa, apresentou propostas “esdrúxulas e levianas, como a indexação do programa ao dólar americano e reajustes maiores, mesmo sem previsão orçamentária ou responsabilidade fiscal”. 

O deputado Décio Lima (PT-SC) ocupou a tribuna da Câmara para analisar o reajuste recente do programa Bolsa Família

“Esses senhores querem abrir um diálogo eleitoral com uma parcela da população que eles literalmente mantiveram na exclusão social, política e econômica em seus governos. É evidente que na véspera de um processo eleitoral é simpático defender o Bolsa Família, reajustes maiores, maior institucionalidade, regras de incentivo para a permanência no programa e outras invencionices que objetivam apenas a busca cínica de um voto. Mas o
povo brasileiro sabe do que estamos falando”, disse.

Para Décio Lima, não adianta o senador tucano Aécio Neves propor demagogicamente aumentar o tempo de permanência no programa para os que conseguem empregos. “Esse candidato não sabe que 76% dos beneficiários do Bolsa Família trabalham. Na verdade, a proposta carrega o conhecido preconceito de que pobre não trabalho, é preguiçoso. Exaustivas pesquisas científicas comprovam exatamente o contrário”, reforçou.

O parlamentar lembrou que a oposição, quando esteve no governo federal, privatizou o patrimônio público, aumentou o desemprego e reduziu as políticas sociais ao mínimo, impedindo até investimentos em ensino profissionalizante ou a ampliação do ensino público federal.

“O povo brasileiro é inteligente e sabe o que foram os anos neoliberais do desemprego e os anos de crescimento econômico com inclusão e empregos”, afirmou o parlamentar, para quem, foram nestes 11 anos de governo do PT e aliados que o Bolsa Família atingiu 14 milhões de beneficiários e tornou-se referência de programa de distribuição de renda no mundo,” que é elogiado e reconhecido como ferramenta decisiva de enfrentamento à desigualdade e melhoria dos indicadores sociais do País”.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara