DEM impede votação da troca do nome do aeroporto de Salvador 

Uma manobra regimental utilizada pelo DEM impediu a votação na Comissão de Cultura da Câmara, nesta quarta-feira (28), do projeto de lei que resgata o nome " Dois de Julho" para o aeroporto da Cidade de Salvador (BA), que hoje se chama “Deputado Luís Eduardo Magalhães”. A reunião foi marcada pela mobilização de parlamentares do DEM que buscaram impedir, a qualquer custo, a apreciação da matéria.

DEM impede votação da troca do nome do aeroporto de Salvador

Durante a reunião, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidenta da Comissão de Cultura, foi interrompida diversas vezes pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), que é contrário à votação do projeto. O deputado Cajado sequer era membro da Comissão, mas tornou-se titular do colegiado nesta quarta-feira para impedir a votação do projeto. Outro deputado que tumultuou a reunião foi Alexandre Leite (DEM-SP) que também não era membro e tornou-se suplente neste mesmo dia.

O projeto que restitui a denominação Dois de Julho ao Aeroporto Internacional de Salvador tramita na Casa há 12 anos. A deputada Alice, autora da lei que elevou o Dois de Julho a data histórica nacional, entende a importância da aprovação deste projeto, pois a data marca a Independência do Brasil na Bahia. Alice é também autora do projeto que resgata o nome de Dois de Julho para o aeroporto de Salvador.

A reunião ordinária foi encerrada sem que os parlamentares presentes apreciassem o projeto do Dois de Julho e os outros projetos que constavam na pauta da Comissão de Cultura. A deputada Alice afirma que, apesar da pressão dos parlamentares do DEM, colocará novamente o projeto do Dois de Julho na pauta da Comissão de Cultura.

Da Redação em Brasília
Com informações da Comissão de Cultura