Governo dará ajuda a exportadores, diz Furlan

O comércio exterior está perdendo força e o governo quer aliviar dificuldades de certos setores exportadores devido ao câmbio, informou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), Luiz Fernando Furlan.

O superávit comercial este mês está "fraco". Nas duas primeiras semanas, a média de exportações ficou em US$ 475 milhões por dia útil. A média das importações também está declinando, depois de vários meses de alta. O superávit em 12 meses alcança US$ 45 bilhões e o ministro Furlan não espera em todo caso uma "drástica baixa" nos próximos meses.
O governo examinará esta semana medidas para ajudar os setores automotivo, de móveis, calçados e confecções, entre outros, todos "claramente" perdendo competitividade devido à atual taxa de câmbio. Segundo o ministro do Desenvolvimento, o mais provável é a abertura de linhas de crédito para capital de giro no BNDES ou Banco do Brasil. "Nossa preocupação já nem é com a redução (das exportações) este ano, mas o impacto no ano que vem", afirmou o ministro, que não tem escondido temores com a valorização do real.

A informação é do
jornal Valor Econômico