Coalizão Política pede decisão sobre financiamento de campanha 

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), integrou o grupo da Coalizão Política em audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na quarta-feira (21), quando parlamentares comunistas e do PT, além de representantes da OAB e CNBB pediram agilidade ao processo que derruba o financiamento de empresas nas eleições.

Coalizão Política pede decisão sobre financiamento de campanha - Richard Silva

Em abril, seis ministros do Tribunal adiantaram os votos favoráveis sobre a derrubada deste tipo de financiamento, mas Gilmar pediu vistas ao processo, interrompendo seu trâmite: “Hoje há claramente uma crise de representatividade na política e o poder econômico influencia este cenário. Até para se votar pautas populares é difícil, por causa dessa distorção”, analisa Jandira.

A vice-líder da bancada do PCdoB, deputada Manuela D’ávila (RS), explica que os custos de campanha podem ser bem reduzidos. Em algumas regiões, somente a televisão, por exemplo, pode bastar para divulgar as ideias de um candidato.

O ministro Gilmar, por sua vez, afirmou que irá liberar o processo apenas no segundo semestre, após o recesso do STF em julho: “Precisamos analisar com calma este assunto, porque tomar uma decisão deste calibre precisa de tempo e paciência. Certamente o Tribunal tomará a melhor decisão”, disse.

Nas últimas semanas, o mandato de Jandira iniciou uma campanha na internet com a hashtag #DevolveGilmar, mobilizando e conscientizando cidadãos sobre a importância do tema. A imagem foi amplamente compartilhada em redes sociais, além de se tornar tema de artigos opinativos.

Também estiveram presentes na audiência o líder do Governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o também vice-líder do PCdoB na Câmara, Assis Mello (RS), o deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), o padre Ernane Ribeiro e outros representantes de entidades da Coalizão Política.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Lid. PCdoB na Câmara