Clima de festa na Copa reduzirá manifestações, afirma Aldo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e outras autoridades ligadas à organização da Copa do Mundo estiveram reunidas nesta sexta-feira (16) no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio, para debater o plano operacional dos jogos do evento marcados para o Rio. O ministro disse acreditar que a proximidade da Copa reduzirá as manifestações no país. O ministro também declarou que os manifestantes têm feito suas reivindicações "à luz da Copa, e não contra ela".

"Há uma inclinação à redução do impacto e do tamanho dessas manifestações. Mesmo tendo suas reivindicações, as pessoas vão se voltando para o momento de festa que é a Copa", previu Aldo Rebelo, que acrescentou: "O Brasil protege as manifestações pacíficas e não tolera as violentas".

O ministro concedeu a entrevista ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, no intervalo de uma reunião nesta sexta-feira (16) no Palácio da Cidade para tratar de assuntos operacionais relacionados ao evento. "O povo brasileiro tem uma relação de afeto com o futebol. Vê o esporte como uma plataforma histórica de ascensão social de jovens pobres, negros e mestiços. As pessoas têm uma grande expectativa de receber o evento e não de realizar manifestações."

O prefeito avaliou como normais as manifestações de quinta-feira (15) na cidade e afirmou que a população é contra atos violentos: "O brasileiro que respeita o seu país continua atento e fiscalizando, mas sabe que a Copa é uma oportunidade e uma festa que encanta o brasileiro. Ele não quer que se transforme em um problema para o Brasil."

O encontro abordou assuntos como mobilidade urbana, segurança, saúde, turismo, funcionamento dos aeroportos entre outros, e foi realizado a portas fechadas. Após o debate, a imprensa foi convidada a entrar para entrevistas coletivas. O ministro Rebelo afirmou que não acredita que as manifestações contra a Copa terão força durante a competição.

"As manifestações tiveram muito mais um caráter de reivindicações de categorias do que o objetivo de protestar contra a Copa. Como eu previa que iria acontecer, há uma inclinação à redução do impacto e do tamanho dessas manifestações. Acho que mesmo as pessoas que estão tendo as suas reivindicações vão se voltando para o momento de festa que é a Copa. No Brasil, o futebol, mais do que um esporte, é um elemento de identidade".

O prefeito Eduardo Paes destacou a inauguração da BRT Transcarioca, em 2 de junho, quando começarão a funcionar 19 das 45 estações do sistema. O primeiro trecho a funcionar ligará a Barra ao Tanque. Dois dias depois, mais três estações passarão a operar: Galeão, Vicente de Carvalho (integração com o metrô) e Alvorada.

"A prefeitura já tomou algumas medidas com as férias escolares nesse período e os feriados parciais e integral. O Maracanã já está mais do que testado e toda a estrutura de apoio já está praticamente montada. Além disso, a prefeitura entregará no dia 1º de junho, junto com o Governo Federal, a obra de mobilidade relacionada à Copa e também um legado para o Rio, que é o BRT Transcarioca, um projeto de 50 anos que a Copa nos deu a oportunidade de fazer", disse Eduardo Paes.

Fonte: R7