"Devemos ir onde está o silêncio", diz ativista do Democracy Now

O 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais começou na manhã desta sexta-feira (16), na capital paulista. Centenas de jornalistas, blogueiros e ativistas se reuniram para debater liberdade na rede e democratização dos meios de comunicação.

4 Encontro Nacional de Blogueiros - Mariana Serafini

A mesa de abertura tratou de "Mídia, poder e contrapoder" e contou com a presença do ativista norte-americano Andres Conteris do Democracy Now!, do jornalista espanhol fundador do portal Rebelión, Pascual Serrano e do sociólogo brasileiro Venício de Lima.

Conteris falou sobre o Wikileaks, a importância dos ativistas digitais e a necessidade de gente comprometida com a liberdade de expressão. "Devemos ir onde está o silêncio", falou. Contou como é o processo de investigação e cobertura do Democracy Now! nos Estados Unidos e ressaltou o trabalho dos veículos de esquerda na América Latina.

Leia mais: 
Blogueiros progressistas se reúnem em encontro nacional em SP

O ativista destacou a coragem de Edward Snowden ao denunciar o controle de dados executado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), e a importância de os ativistas estarem dispostos a ir onde a imprensa hegemônica não tem interesse de estar. "A espionagem da NSA não defende só a Segurança Nacional, mas também os interesses de empresas que estão diretamente ligadas ao governo".


Andres Conteris do Democracy Now / Foto: Mariana Serafini 


O sociólogo brasileiro Venício de Lima falou sobre a liberdade de imprensa e a democratização dos meios de comunicação. Citou a Lei de Meios da Argentina e os processos de democratização que vêm acontecendo nos outros países da América Latina. Na ocasião também lançou seu livro “Para garantir o direito à comunicação”

A mesa também contou com a participação da advogada estadunidense Micòl Savia, representante das Nações Unidas de Genebra, que denunciou uma série de violações contra a liberdade de imprensa que vem acontecendo nos Estados Unidos. Ela afirma que a profissão está corre um alto risco no país que impede o trabalho dos jornalistas comprometidos com a verdade.

O jornalista espanhol Pascual Serrano deixou claro que a crise econômica mundial não afetou os veículos de comunicação alternativos da Europa porque estes nunca tiveram nenhum tipo de financiamento dos grandes bancos e empresas. Mas em compensação a imprensa hegemônica está prejudicada não só pela economia falida, mas também porque já não tem mais credibilidade com a população. “Eles sempre manipularam e mentiram, agora as pessoas já não acreditam mais em nada que falam”, afirmou.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad também esteve presente no Encontro e aproveitou para cumprimentar os blogueiros e defender a liberdade de expressão. Ele acredita que uma democracia só é possível com imprensa livre e comprometida com a verdade dos fatos. “Se as pessoas acompanham a informação com apenas uma opinião, como poderão ser críticas? Só teremos uma massa crítica quando a os meios de comunicação forem democráticos e transparentes”.

O encontro segue durante toda a tarde desta sexta-feira (16) com atividades relacionadas à “Mídia na América Latina” e “A luta pela democratização dos meios”. No sábado pela manhã o debate é sobre “A juventude e a força das novas mídias”, a tarde os blogueiros vão trocar experiências sobre a blogosfera e ciberativismo. O encontro encerra no domingo de manhã.

Da redação do Vermelho,
Mariana Serafini