Rede Incubadoras Brasil Criativo chega ao estado da Bahia

A cerimônia de abertura da Incubadora Bahia Criativa foi realizada nesta quarta-feira (14), no Forte do Barbalho, em Salvador e contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do governador do estado, Jaques Wagner, e de outras autoridades políticas. A festa ficou por conta do grupo Opanijé, que une percussão com candomblé, batidas eletrônicas e rap.

Incubadoras Brasil Criativo - Bahia - MinC

As Incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores criativos e multi-institucional que reúne governos, bancos, universidades, sistema S e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

A ideia é que a Rede Incubadoras Brasil Criativo esteja presente em 13 estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O programa conta com investimento de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e inclusão social.

As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais de todo o estado cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos, além de acompanhamento contínuo. Os espaços também sediam balcões de crédito, formalização, formação técnica e escritórios de direito e de exportação. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.

A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia – os que atualmente mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadoras Brasil Criativo busca potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura como um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país

Fonte: Ministério da Cultura