CPI da Petrobras será instalada nesta quarta no Senado

A CPI da Petrobras no Senado será instalada nesta quarta-feira (14) às 11h30. A reunião foi definida depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros, indicou os três integrantes da Minoria para integrar a comissão. Foram escolhidos os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO) como titulares, além de Jayme Campos (DEM-MT) e Vicentinho Alves (SDD-TO) como suplentes.

CPI Petrobras no Senado

A indicação pelo presidente se deu porque o PSDB e o DEM que defendem uma CPI mista, com deputados e senadores não fizeram as indicações para a CPI do Senado.

"As bancadas que não indicaram seus integrantes, como todos sabem, são as mesmas que ingressaram na Justiça para que a investigação ocorresse. Por isso, e para que não haja suposições quanto à celeridade das investigações, vejo-me obrigado, nesta hora, a designar o restante dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras no Senado", comunicou Renan.

Apesar de ter seguido o princípio da proporcionalidade, com nomes do PSDB e do DEM, os próprios escolhidos disseram que não pretendem atuar na CPI do Senado. Lúcia Vânia e Wilder Morais chegaram a pedir sua substituição na comissão.

Com a indicação de todos os nomes, o próximo passo, agora, é a instalação da CPI, que deve ser feita na reunião desta quarta-feira. Na reunião, serão escolhidos o presidente e o relator da CPI.

Além dos senadores indicados pelo presidente Renan Calheiros nesta terça-feira, serão titulares na comissão João Alberto Souza (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim (PTB-DF). De acordo com declarações dos líderes partidários, Vital deve ser o presidente, com Pimentel na função de relator.

O prazo para que os líderes apresentem os nomes dos integrantes da CPI Mista termina na quarta-feira (14). A base do governo, no entanto, ainda não fez todas as indicações. Caso isso não ocorra até esta quarta-feira, abre-se o prazo de mais três sessões da Câmara para que o presidente Renan Calheiros faça as indicações, assim como aconteceu no Senado.

Com Agência Senado e Jornal do Brasil