Greve de rodoviários deixa cidade do Rio sem transporte

O secretário municipal de Transportes do município do Rio, Alexandre Sansão, disse nesta terça-feira (13) que apenas 10% da frota dos 8.749 ônibus urbanos da cidade estão circulando na cidade. De acordo com o secretário, a prefeitura prioriza as linhas responsáveis pela integração com outros meios de transporte, como trens e metrô, que estão com horário de pico antecipado desde cedo e fazem intervalos mínimos ao longo de todo o dia.

Ao tentar sair da garagem, dez ônibus da empresa Jabour, em Senador Vasconcelos, na zona oeste, foram depredados por pessoas que participavam de um piquete.

"Os poucos ônibus que estão circulando hoje estão selecionados para trabalhar em linhas de integração com esses ramais", informou. As linhas de transporte expresso, como o BRT Transoeste, estão operando apenas com o eixo principal.

Segundo o secretário, por uma questão de estratégia, somente a ligação entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e Santa Cruz está em operação, com apenas 20% da capacidade. Foi liberado também para os carros de passeio o uso do corredeor expresso BRS (Bus Rapid Transit). "Há muito mais carros na rua do que ônibus e não faz sentido usar essa faixa apenas para os ônibus durante a greve dos rodoviários."

Na favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na zona oeste, os motoristas de transporte alternativo estão cobrando R$ 10 para cada passagem. O secretário disse que os motoristas que têm as tarifas regulamentadas não podem usar esse procedimento, porque podem sofrer sanções da Secretaria de Transportes. 

Fonte: Agência Brasil