Gustavo defende Bolsa Permanência para todos do Prouni  

Na tarde de quarta-feira (7), o deputado federal Gustavo Petta (PCdoB-SP) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para anunciar seu Projeto de Lei que estende a Bolsa Permanência para estudantes de todos os cursos, desde que sejam beneficiários do Prouni. Atualmente, o benefício de R$400 é concedido apenas aos estudantes bolsistas dos cursos integrais – como é o caso da faculdade de Medicina.

gustavo petta - A.I. Câmara

Segundo o deputado, a ampliação da Bolsa Permanência irá ampliar a democratização do acesso ao ensino superior no País e reduzir drasticamente a evasão de alunos de baixa renda: “Por ano, o Brasil deixa de formar milhares de novos profissionais, pois muitos estudantes abandonam a faculdade antes de concluir o curso. Isso se reflete na falta de mão de obra qualificada”, disse.

Petta atribui o problema da evasão à dificuldade que estudantes oriundos das classes C e D têm de arcar com despesas próprias da rotina acadêmica, como transporte, alimentação, livros e apostilas.

Apesar do balanço positivo dos dez anos do programa Universidade para Todos (Prouni) – que já formou mais de 1 milhão de estudantes e vem contribuindo para a inclusão social no meio universitário –, a dificuldade que muitos alunos encontram em concluir o curso é um problema a ser enfrentado. “Mesmo que o governo pague a mensalidade integral desses alunos, há uma série de despesas que acabam sendo proibitivas para pessoas de origem mais pobre”, afirmou.

No próximo dia 20 de maio, Gustavo Petta coordenará o seminário “Dez Anos de Prouni – Balanço e Perspectivas”, que acontece na Câmara dos Deputados e contará com a presença de autoridades, especialistas e sociedade civil organizada.

O objetivo é discutir o programa conjuntamente, buscar soluções para problemas pontuais e criar meios de aprofundar o que está dando certo. “O Prouni é uma conquista de toda a sociedade. Nosso dever é aperfeiçoar seu funcionamento, pois a procura pelo programa tem sido maior a cada ano”, disse.

Gustavo Petta foi um dos criadores do Prouni, durante o período em que ocupou a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), e batalhou pela sua aprovação junto ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Hoje o programa é considerado uma das mais importantes políticas públicas educacionais implantadas no Brasil.

Fonte: Assessoria do deputado Gustavo Petta