Deputados elegem Sandoval Cardoso governador de Tocantins 

O governador interino de Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (SDD), foi eleito neste domingo (4) pelos deputados estaduais em eleição indireta. Com isso, ele vai continuar no cargo de governador, em um mandato tampão até 31 de dezembro próximo.

Vinte e um dos 24 deputados participaram da votação. Cardoso obteve 15 votos. O vice-governador eleito é o empresário Tom Lyra (PR).

Leia também:
PT e PCdoB registram chapa nas eleições indiretas em Tocantins

Os deputados Marcelo Lelis (PV) e Eli Borges (Pros) obtiveram dois votos cada um e José Augusto (PMDB) e Paulo Mourão (PT), um voto cada.

A eleição indireta foi realizada devido à renúncia do governador Siqueira Campos (PSDB) e do vice, João Oliveira (DEM). Na condição de presidente da Assembleia Legislativa, Cardoso ocupava o cargo interinamente desde a renúncia, no mês passado.

Siqueira Campos deixou o posto para que seu filho, Eduardo Siqueira Campos (PTB), possa se candidatar ao governo de Tocantins em outubro próximo. Na carta de renúncia, entregue à Assembleia, ele afirmou que a decisão foi tomada “respeitando as normas sobre inelegibilidade definidas pela Constituição Federal”.

Foi a terceira vez que Tocantins teve eleição indireta, após 1988 e 2009. O governador escolhido nas eleições gerais de outubro vai ser empossado em 1º de janeiro de 2015.

Da Redação em Brasília
Com informações do Congresso em Foco