A violência nos estádios precisa ser coibida com rigor, diz Dilma

Pelo Twitter, neste domingo (4), a presidenta Dilma Rousseff considerou a morte do torcedor Paulo Ricardo Silva, atingido por um vaso sanitário no Recife, após um jogo de futebol na última sexta-feira (2), como um triste exemplo da urgência de instalar delegacias especializadas nos estádios. Dilma afirmou que os criminosos devem ser processados e julgados, e que as polícias precisam coibir a violência com rigor.

“O país que ama o futebol não pode ser tolerante com a violência nos estádios. A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol, no Recife, é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. A violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela paz nos estádios”, analisou.

O caso

Paulo Ricardo Silva morreu após ser atingido por um vaso sanitário arremessado do Estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife. Na saída do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão, na sexta-feira (2), imagens gravadas na área externa do estádio mostram o momento exato em que os objetos foram lançados.

Nas imagens das câmeras de segurança, ainda é possível ver os torcedores do Paraná sendo escoltados por policiais montados em cavalos. Os objetos foram arremessados de uma altura de 24 metros, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC). O professor de física Beralto Neto avaliou a altura e calculou que o vaso chegou ao chão com um peso de 350 kg.

Após o acidente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender preventivamente a realização de jogos no Arruda. De acordo com nota publicada no site da entidade, o estádio ficará fechado até análise do STJD. O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, afirmou que a segurança durante o jogo havia sido feita com toda prudência e que o clube também seria vítima.

O diretor de segurança do Santa Cruz, coronel Flávio Bione, informou que entregou à Polícia Civil as imagens de 16 câmeras de segurança interna do estádio do Arruda. O material já foi repassado à delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação.

R$ 5 mil por informações que levem ao suspeito

O Disque-Denúncia Pernambuco oferece recompensa de até R$ 5 mil para quem tiver informações que levem à identificação do suspeito de arremessar o vaso sanitário que atingiu e matou Paulo Ricardo Gomes da Silva.

Com garantia de anonimato, quem tiver informações pode ligar para os números (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. O site da central também recebe as denúncias, que podem conter fotos e vídeos em anexo. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana.

Fonte: Blog do Planalto e G1