Dilma reitera apuração rigorosa das denúncias na Petrobras

O programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (5) traz o pronunciamento feito pela presidenta Dilma Rousseff pelo Dia Internacional do Trabalhador. Dilma anunciou a correção da tabela do Imposto de Renda e o reajuste do Bolsa Família em 10%, para manter os beneficiários acima da linha da pobreza extrema. A presidenta falou ainda sobre as recentes denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras.

“A Petrobras é a maior e mais bem-sucedida empresa brasileira. É um símbolo de luta e afirmação do nosso país". Segunda Dilma, a empresa é um dos mais importantes patrimônios do povo brasileiro e "por isso, [a Petrobras] jamais vai se confundir com atos de corrupção ou ação indevida de qualquer pessoa". Ela garantiu uma investigação rígida para esclarecer as denúncias de corrupção apontadas pela oposição ao seu governo. "O que tiver de ser apurado deve e vai ser apurado com o máximo rigor, mas não podemos permitir, como brasileiros que amam e defendem seu país, que se utilizem de problemas, mesmo que graves, para tentar destruir a imagem da nossa maior empresa.”

Nosso governo tem o signo da mudança e, junto com vocês, vamos continuar fazendo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres e da classe média. (…) A valorização do salário-mínimo tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os nossos trabalhadores mais pobres”, destacou Dilma.

A presidenta ainda abordou temas como a estabilidade e lembrou que, mesmo que alguns preços, de determinados alimentos, tenham subido além da média, o governo tem mantido o controle rigoroso da inflação. Sobre o combate à corrupção, Dilma destacou que as irregularidades são investigadas pelo próprio governo por órgãos como a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União.

“Sei que a exposição desses fatos causa indignação e revolta a todos, seja a sociedade, seja o governo, mas isso não vai nos inibir de apurar mais, denunciar mais e mostrar tudo à sociedade, e lutar para que todos os culpados sejam punidos com rigor. O que envergonha um país não é apurar, investigar e mostrar. O que pode envergonhar um país é não combater a corrupção, é varrer tudo para baixo do tapete”, afirmou.

Por último, a presidenta falou sobre os pactos firmados após as manifestações de junho do ano passado. Lembrou que gerou a lei que permitirá que a maior parte dos royalties e dos recursos do pré-sal seja aplicada na educação; na saúde, viabilizou o Mais Médicos, e em apenas seis meses já foram trazidos mais de 14 mil médicos para 3.866 municípios; e, em mobilidade urbana, está investindo R$ 143 bilhões para implementar o transporte coletivo.

“Além de acelerar as ações desses pactos é preciso agora, sobretudo, tornar realidade o pacto da reforma política. Sem uma reforma política profunda, que modifique as práticas políticas no nosso país, não teremos condições de construir a sociedade do futuro que todos almejamos. Estou fazendo e farei tudo que estiver ao meu alcance para tornar isso uma realidade. (…) Sempre estive convencida que sem a participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige”, completou.

Fonte: Blog do Planato e Agência Brasil

Ouça o áudio na íntegra na
Rádio Vermelho: