Morre o músico cubano Juan Formell, aos 71 anos

O Instituto Cubano da Música (ICM) anunciou nesta sexta-feira (2) que amanhã será realizada, na capital Havana, a Cantata por Formell, uma homenagem dos artistas de todos os gêneros musicais ao fundador dos Van Van, Juan Formell.

Juan Formell - Reprodução

Juan Formell faleceu na noite desta quinta-feira (1), em Havana, aos 71 anos de idade devido a uma insuficiência hepática. Ele receberá uma série de homenagens, além da Cantata por Formell, entre elas, um ato no parque Trillo.

Além deste póstumo reconhecimento musical, o povo cubano – a quem dedicou todo seu trabalho artístico e de quem se nutria para o enriquecer – poderá se despedir de um de seus ídolos mais populares na recepção do Teatro Nacional de Cuba.

Encarregado de continuar seu legado, seu filho Samuel Formell explicou as principais causas do falecimento do ganhador do Grammy Latino à Excelência em 2013, depois de estar hospitalizado desde a semana passada. "Realmente seu fígado não estava funcionando bem, tinha sofrido sangramentos e a hemoglobina estava baixa. Ainda não posso acreditar, ontem [quarta-feira, 30] pela tarde escutou música comigo, mas depois piorou", explicou.

Nascido em 2 de agosto de 1942, Formell iniciou sua trajetória pela música desde a adolescência, mas sua carreira ganhou maior relevância quando no final de 1969 fundou a mítica orquestra Los Van Van, próximo a cumprir seus 45 anos de existência e permanência de destaque na preferência do povo cubano.

A ele atribuem a criação do ritmo songo, continuador da tradição musical da ilha, bem como a dança conhecida como o "boi cansado", méritos que o levaram a ganhar dois Grammy, o Prêmio Nacional de Música 2003 e diversos Cubadisco.

Fonte: Prensa Latina