SOS Corpo realiza discussão sobre direitos das mulheres 

Na próxima terça-feira (6) o centro cultural do SOS Corpo, em Recife (PE), promove a roda de diálogo “Aborto no contexto eleitoral: vida e autonomia das mulheres sob ataque”, com Lis Lemos (jornalista, pesquisadora e blogueira) e Paula Viana (enfermeira e parteira do Grupo Curumim). O assunto está na pauta dos movimentos de mulheres, mas pouco é discutido em outros espaços da sociedade. 

Pensando em aprofundar esse debate, a conversa sobre o aborto terá dois focos principais: a abordagem da mídia e a legislação brasileira.

A cobertura da imprensa sobre o aborto é o resultado de pesquisa feita por Lis Lemos, jornalista e integrante do Blogueiras Feministas. Ela reuniu conteúdo publicado em dois jornais de grande circulação das cidades de Recife e São Paulo, entre os meses de outubro e novembro de 2010.

O conteúdo analisado nos jornais pode ser encontrado na dissertação “Não é pela vida das mulheres: o aborto nas eleições de 2010”, defendida em fevereiro na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com Paula Viana, é preciso falar do aborto considerando o que diz a lei, esclarecendo inclusive as diferenças entre legalização e descriminalização. O grupo Curumim realizou um estudo do impacto da criminalização do aborto na saúde das mulheres e no SUS (Sistema Único de Saúde).

O levantamento foi realizado em cinco estados brasileiros e os resultados foram entregues no Congresso Nacional, para mostrar que com a legislação em vigor, o aborto se torna uma questão de saúde pública.

A roda de diálogo “Aborto no contexto eleitoral: vida e autonomia das mulheres sob ataque” começa às 18h30, no Centro Cultural do SOS Corpo, na Rua Real da Torre, 593, Madalena, e o acesso é gratuito.

Da Redação em Brasília
Com agências