Encontro do PT vai sepultar o 'Volta Lula', diz Gilberto Carvalho

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou em entrevista ao Portal iG que o Encontro Nacional do PT, que ocorre nesta sexta-feira (2) e sábado (3) na cidade de São Paulo, vai sepultar definitivamente o movimento “Volta Lula”, consolidando a decisão do partido pela candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.

Gilberto Carvalho - José Cruz/ABr

“O Volta Lula já está totalmente sepultado. A chance é zero”, afirmou o ministro à reportagem, durante o ato do Dia do Trabalho, em São Paulo nesta quinta-feira (1º).

Ele disse não ter dado tanta importância ao ato da bancada do PR na Câmara – que pediu o retorno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao trocar a foto de Dilma numa das paredes da sala da liderança do partido –, mas se mostrou aborrecido com o “fogo amigo”.

“O pior é ver companheiros de meu próprio partido pensando assim”, disse ele, num recado aos petistas que ainda alimentam o movimento. De acordo com Carvalho, o sentimento faz parte da tensão pré-campanha e deve acabar nos próximos dias.

O ministro lembrou que o próprio Lula tem repetido insistentemente que não será candidato agora. “Quero que o Lula volte em 2018”, afirmou o ministro, ironizando o sentido das articulações pela candidatura do ex-presidente este ano: “É como o Volta Jesus”, disse.

O ministro afirmou que o importante é o PT mostrar, assim que as campanhas eleitorais começarem, que as medidas adotadas pelo governo têm melhorado a vida da população.

O Encontro Nacional do PT começou na manhã desta sexta (2) em meio ao fogo cerrado das oposições para minar a candidatura de Dilma e forçar um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.

O encontro reunirá no Anhembi, na Zona Norte da capital, cerca de 800 delegados do PT eleitos no Processo de Eleições Diretas (PED) no ano passado, que definirão as diretrizes do novo programa de governo de Dilma, táticas e estratégias eleitorais. Lula e Dilma farão a abertura oficial do evento, na sexta-feira (2) à noite.

Fonte: Portal IG