Perpétua divulga campanha do TSE por mais mulheres na política

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) tem participado de reunião com mulheres no interior do Acre para divulgar a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) "Mulheres na Política”. Ela reúne dirigentes e representantes de partidos, donas de casa, professoras, diretoras de escolas, além de profissionais liberais, com o objetivo de estimular a maior participação das mulheres na política do país e que elas sejam candidatas aos cargos eletivos que estarão em disputa em outubro. 

Perpétua divulga campanha do TSE por mais mulheres na política

A elaboração da campanha do TSE foi uma resposta ao pedido feito pela bancada feminina da Câmara dos Deputados diante da pequena participação das mulheres na política. E são as deputadas federais de todos os partidos que estão auxiliando na divulgação do material.

De acordo com pesquisa do TSE, as mulheres são maioria da população e possuem maior nível de escolaridade, mas a representatividade da mulher no parlamento é de menos de 10%. Em um total de 188 países estudados, o Brasil ocupa a 156ª posição no ranking mundial em termos de participação feminina no Legislativo. Atualmente dos 513 deputados federais, apenas 45 são deputadas. Entre os 81 senadores, 10 são mulheres.

Os números levaram o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, a defender uma maior conscientização feminina sobre a importância da participação nos órgão de poder.

Durante os eventos, Perpétua Almeida faz retrospectiva da sua vida pública, usando seu exemplo de vida para estimular as mulheres. “Meu slogan atual é a frase da presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que disse: quando uma mulher entra na política, muda à mulher, mas quando várias mulheres entram na política, muda à política”, lembrou.

A exibição do material e as palavras da parlamentar motivaram as mulheres que fizeram questão de se manifestar. “Que as mulheres possam se unir e defender umas as outras”, disse a presidenta do PT de Cruzeiro do Sul, Janete Ponce.

Rosalina Souza, do Movimento de Mulheres de Cruzeiro do Sul, completou: “não podemos baixar a cabeça. Precisamos tomar coragem e ter como exemplos a presidenta Dilma e a deputada Perpétua”.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida