PT e PCdoB registram chapa nas eleições indiretas em Tocantins 

O petista Paulo Mourão e Luciano Arruda, do PCdoB, registraram a chapa para concorrer nas eleições indiretas para governador e vice do Tocantins. As eleições acontecem neste domingo (4), na Assembleia Legislativa do estado. As eleições são necessárias após a renúncia do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e do então vice João Oliveira (DEM), para um “mandato tampão”, já que as eleições para governadores de todos os estados devem ocorrer em outubro próximo. 

Nove chapas concorrem às eleições indiretas que escolherão o governador do Tocantins. O cargo só será ocupado até dia 31 de dezembro deste ano.

As eleições indiretas acontecem no próximo domingo (4), no plenário da AL e estão previstas para começarem às 10h. O pleito ocorre com voto direto de cada deputado, que será divulgado de pé e em voz alta. Em caso de empate, o candidato mais velho será eleito governador.

Durante o registro da candidatura, Paulo Mourão ressaltou que o PT e o PCdoB tem o compromisso de promover um debate profundo com a sociedade tocantinense sobre as mudanças que o Estado precisa.

“É preciso agora que os deputados deixem de ter o compromisso de apoiar o governo e passem a se comprometer com o Estado de forma republicana e compromissada com o povo. E é assim que o PT e PCdoB propõe o debate para mudar este momento triste por que passa o Estado do Tocantins” disse Mourão.

Para o candidato a vice-governador, Luciano Arruda, PT e PCdoB estão alinhados quanto a convicção de promover o diálogo e a participação popular nas discussões políticas para mudar o Estado. “A política precisa ser amplamente debatida no Tocantins, a partir de um debate franco com a sociedade poderemos construir uma base sólida para mudar e promover o desenvolvimento do Estado” apontou Arruda.

O presidente estadual do PT, Júlio César Brasil, destaca que o PT nunca fugiu do embate democrático e que a candidatura petista nesta eleição indireta oferece uma alternativa à velha política que comanda o Estado atualmente, baseada em acordos que visam apenas a promoção pessoal.

“O que vemos novamente é o velho Siqueirismo buscando a todo custo se manter no poder” avaliou Júlio César que ressaltou: “Com nossa candidatura queremos mostrar ao povo tocantinense que temos um projeto sério, comprometido com o futuro do Tocantins e acreditamos que é possível fazer um Estado diferente, com planejamento e gestão, que se preocupe em desenvolver políticas para o povo.”

Golpe na democracia

O PT também publicou manifesto ao povo tocantinense na última reunião ampliada do Diretório Estadual no dia 5 de abril, onde avalia a renúncia do ex-governador Siqueira Campos e do vice-governador João Oliveira como um golpe na democracia no Tocantins.

Siqueira Campos renunciou ao cargo no dia 4 de abril. A renúncia de Siqueira Campos tem fins eleitorais. Afastando-se do governo, ele abriu a possibilidade para que o filho dele, o também tucano Eduardo Siqueira Campos, possa concorrer ao governo do estado nas eleições deste ano. A renúncia do vice, João Oliveira, também tem fins eleitorais.

Da Redação em Brasília
Com agências