Deputado quer explicações de Serra sobre contratos com Labogen 

O deputado Renato Simões (PT-SP) quer que José Serra preste esclarecimentos sobre os contratos firmados com a Labogen no período em que o tucano comandava o Ministério da Saúde. Simões entrou com requerimento, esta semana, para que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara convide o ex-ministro da Saúde a comparecer à comissão.  

Informações do Portal da Transparência, do Governo Federal, dão conta de que o Ministério da Saúde firmou contratos com a empresa no período entre 31/03/1998 e 20/02/2002.

“A mídia tem publicado notícias sobre eventuais vínculos entre o Ministério da Saúde e o laboratório. De fato, foram firmados convênios entre o Ministério da Saúde e a Labogen, mas durante o período em que José Serra era ministro da Saúde”, disse o deputado.

Simões observa ainda que a Labogen também firmou contratos com a Fundação para o Remédio Popular (FURP), do Governo do Estado de São Paulo.

“Basta uma simples pesquisa no site do Tribunal de Contas de São Paulo para ver que a relação da Labogen com governos do PSDB não cessou com os convênios firmados na gestão de Serra no Ministério da Saúde. No período de 2000 a 2004, a empresa foi contratada reiteradamente pela FURP”, ressalta o deputado. “Isso mostra que o vínculo da Labogen é com os tucanos”, completou.

Para aprofundar as apurações sobre o laboratório, Simões também quer que o Ministério da Saúde, o Tribunal de Contas da União(TCU) e a Controladoria-Geral da União passem informações sobre os contratos firmados entre o Ministério da Saúde com a Labogen no período em que Serra comandava a pasta.

Segundo notícias divulgadas na grande mídia, o ex-ministro Alexandre Padilha teria indicado um ex-assessor, Marcus Cezar de Moura, para ocupar um cargo no laboratório Labogen, um dos braços do esquema do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato e responsável por um esquema de corrupção que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Para o deputado Renato Simões, a relação do laboratório Labogem, na verdade, é com o Ministério da Saúde na época do ex-ministro José Serra e com o Governo de São Paulo.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara