Programa Esporte e Lazer da Cidade agita dia a dia em São Luís 

A diversidade de manifestações culturais faz com que São Luís, conhecida como Ilha do Amor e capital brasileira do reggae, viva em eterno clima de festa. Há cerca de seis meses, populações ribeirinhas do entorno do Rio Bacanga, no município de São José do Ribamar na região metropolitana, vivenciam a experiência pioneira de ter sua identidade reforçada por meio do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), enquanto melhoram sua qualidade de vida. 

Programa Esporte e Lazer da Cidade agita dia a dia em São Luís - Ministério do Esporte/Divulgação

“Participar da hidroginástica do PELC é tão bom quanto ir à igreja, porque alegra o corpo e a alma festeja”, dispara, aos risos, a trabalhadora rural aposentada Filomena Sá Menezes, 68 anos, uma dos 800 beneficiados pelo convênio do Ministério do Esporte com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A parceria tem como coordenador-geral o professor Mário Sevílio; coordenadora-pedagógica Andréa Macial e coordenador de núcleo o professor Lucio Dias. Doze estudantes dos cursos de educação física, artes e teatro da universidade integram o quadro de agentes sociais.

O núcleo que dona Filomena frequenta funciona na sede recreativa do Sindicato dos Professores, na localidade de Laranjal, às margens da rodovia estadual (MA-201), que liga São Luís a São José de Ribamar.

A unidade beneficia 400 pessoas de todas as faixas etárias e dona Filomena, chega sempre muito disposta às aulas de terças e quintas, acompanhada da filha Maria, 45 anos, que também faz hidroginástica, e pelo neto Jessé, que pratica futebol e natação. A unidade oferece ainda vôlei, capoeira, judô e dança – da clássica e do jazz à popular, entre elas bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, dança do coco e funk.

Quando ingressou nas atividades do programa, a aluna se queixava de muitas dores nos joelhos e nos ombros. “Agora, com as atividades que faço no PELC, estou curada”, declara.

A segunda unidade de atendimento do PELC funciona no Núcleo de Esporte da UFMA, na avenida dos Portugueses, no bairro Bacanga. Cerca de 400 contemplados, entre crianças, jovens, adultos e idosos, vindos de famílias remanejadas da zona rural de São Luís, integram o público-alvo das aulas.

Além das atividades regulares, iniciativas como o Circuito de Esporte e Lazer Itinerante levam atividades esportivas e defesa pessoal aos estudantes beneficiados nas escolas em que eles cumprem o ensino médio e fundamental.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte