Dia da Amazônia Azul quer chamar atenção para importância do mar 

A criação do Dia Nacional da Amazônia Azul foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, na manhã desta quarta-feira (30). O objetivo do projeto é que a data – o dia 10 de dezembro – sirva para despertar nos brasileiros a consciência sobre a importância do mar. A Amazônia Azul é como é chamado o espaço marítimo do Brasil. 

Dia da Amazônia Azul quer chamar atenção para importância domar - nolhar.wordpress.com

A audiência foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do projeto. A proposta é criar a mentalidade marítima com ações de estímulo e conscientização sobre a utilização do mar de forma sustentável. A organização das comemorações, pela proposta, ficaria a cargo da Marinha.

Segundo o contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, que participou do debate, o projeto será importante para despertar nos brasileiros a consciência sobre o mar. Ele disse que pela Amazônia Azul — região marítima de 4,5 milhões de Km² contígua à costa brasileira — circulam 95% do comércio exterior e de lá são extraídos aproximadamente 90% da produção de petróleo brasileira e 70% do gás natural.

“A Amazônia Azul é um patrimônio dos brasileiros. Que no dia 10 de dezembro nós façamos um grande movimento e que todos vistam uma camisa azul ou coloquem uma fita azul ou um lenço azul e digam que essa Amazônia Azul é do Brasil”. afirmou.

O contra-almirante falou ainda sobre os aspectos históricos e culturais do mar e abordou a biodversidade marinha. Ele observou que apesar de o brasileiro ter uma relação próxima com o mar, o que pode ser observado principalmente pela prática de esportes e pela pesca, o espaço tem também um enorme potencial econômico que ainda não é explorado.

“Na Amazônia Azul, temos uma biodiversidade que é maior do que a da Amazônia Verde. Os Estados Unidos, por exemplo, tem hoje cerca de 300 patentes de produtos da biodiversidade dos oceanos e nós não queremos ficar atrás. Queremos progredir nessas pesquisas”, apontou Silva Rodrigues.

O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) concordaram que o Dia da Amazônia Azul será importante para despertar a consciência sobre o mar. Cyro Miranda prometeu votar o projeto até o dia 15.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado