João Ananias cobra votação das 30 horas para enfermagem 

O deputado João Ananias (PCdoB-CE) discursou esta semana, na Câmara dos Deputados, para defender a inclusão na pauta do projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas semanais para a enfermagem. Segundo o parlamentar, o projeto beneficiará não apenas enfermeiros, mas também os técnicos e auxiliares de Enfermagem.  

João Ananias cobra votação das 30 horas para enfermagem - Richard Silva

Ele disse que em reunião com representantes da categoria, em Fortaleza, juntamente com o senador Inácio Arruda e o também deputado federal Chico Lopes, ambos do PCdoB, recebeu uma "Carta Aberta aos Deputados Federais", do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

“Nela estão contidas sobradas razões para que aprovemos este PL, que contribuirá com a melhoria da qualidade de vida de milhares de profissionais que prestam tantos serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao povo brasileiro”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar fez a leitura da carta em que os trabalhadores de Enfermagem destacam que “lidamos com vidas, lidamos com pacientes muitas vezes em estado grave ou terminal, também somos gente e sofremos impactos com a situação que nos cerca. Merecemos uma jornada diferenciada, pois o nosso trabalho acaba sendo mais desgastante que em outras áreas e, consequentemente, necessitamos de mais repouso para nos recompor e atender a população com qualidade máxima.”

A carta prossegue lembrando aos parlamentares que “a redução da jornada de trabalho da enfermagem proporcionará mais tempo para que os profissionais invistam na própria formação, uma vez que a área da saúde requer estudos e atualizações constantes.”

Para a categoria, que recebe apoio da bancada do PCdoB, “a sociedade toda só tem a ganhar: profissionais mais felizes, realizados e bem dispostos para servir ainda melhor ao povo”, argumentam, destacando que o projeto tramita no Congresso há mais de dez anos.

De Brasília
Márcia Xavier