Acusado de racismo, dirigente é banido do basquete estadunidense

A Associação Nacional de Basquete (NBA) dos Estados Unidos baniu para sempre o proprietário dos Los Angeles Clippers, Donald Sterling, e multou o cartola em US$ 2,5 milhões (R$ 5,8 milhões) por contra dos comentários racistas atribuídos a ele em uma gravação. A decisão foi anunciada pelo comissário da liga, Adam Silver.

Um áudio divulgado na Internet mostra Sterling pedindo para a sua namorada, V. Stiviano, não levar negros para assistir às partidas dos Clippers e não colocar fotos com eles no Instagram. Segundo Silver, o empresário admitiu que a voz na gravação é sua.

O comissário declarou que a NBA vai começar "imediatamente" a forçar o cartola a vender o time, que ele comprou na década de 1980. Sterling também fica proibido de fazer qualquer contato com o time ou a liga, e não pode mais frequentar as partidas do campeonato.

Os comentários preconceituosos do dono dos Clippers provocaram uma onda de revolta nos Estados Unidos e uma chuva de críticas, incluindo do presidente norte-americano, Barack Obama, que qualificou as declarações de "ignorantes e racistas". Além disso, os principais patrocinadores da franquia rescindiram seus contratos com a equipe.

Com agências