Encontro nacional promove debates sobre relações internacionais

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) organiza o 19º Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), entre os dias 04 e 07 de junho, em Balneário Camburiú (SC). A programação, para estudantes e profissionais da área, no Brasil e no continente, inclui seminários e oficinas variadas sobre as relações internacionais “do futuro”, com a participação de palestrantes como o ministro da Defesa, Celso Amorim, diplomatas e acadêmicos.

O Eneri é um evento de debate que conta com a participação de alunos e profissionais de Relações Internacionais e promove o intercâmbio de informações através de discussões acadêmicas, com palestrantes renomados e atividades como palestras, minicursos, workshops e afins.

Além do ministro Celso Amorim, que também foi o chanceler brasileiro nos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participarão o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), Marcos Bezerra Galvão, a professora Vera Thorstensen da Escola de Economia de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas, o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia, Tatiana Moura, diretora executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro) e coordenadora do Observatório sobre Gênero e Violência Armada (Ogiva) do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, Portugal, entre muitos outros.

Os temas do encontro incluem a política externa brasileira, as novas conjunturas internacionais, a crise econômica internacional, os deslocamentos de poder, direitos humanos, globalização e regionalização, mecanismos de paz e segurança internacionais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, governança global e a evolução da produção acadêmica em Relações Internacionais no Brasil.

De acordo com a comissão organizadora, o Eneri consolida-se como o maior evento de estudantes e profissionais de Relações Internacionais da América Latina, já organizado por diversas instituições como Facamp, Faap, Unisul, PUC-SP, UFSC e ESPM-SP, em diversas regiões do país.

O primeiro Eneri ocorreu em Brasília, em 1996, quando compareceram cerca de 300 estudantes. Na terceira edição, em Florianópolis, foi criada a Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Feneri), entidade representante dos estudantes e coorganizadora dos encontros.

Entre os apoiadores do 19º Eneri estão o Ministério de Relações Exteriores e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a parceria da Fundação Alexandre Gusmão, do Le Monde Diplomatique Brasil e outros. A programação e as informações sobre a inscrição podem ser encontradas na página do evento, aqui.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da organização do 19º Eneri.