João Ananias presidirá comissão no Parlamento do Mercosul 

Na próxima segunda-feira (5), o deputado João Ananias (PCdoB-CE) toma posse no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ananias foi eleito para presidir a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, no último dia 7 de abril, em Montevidéu, no Uruguai. 

Ananinas - Reprodução

“As comissões do Parlamento do Mercosul funcionam como mecanismo de integração dos países-membros não só em questões políticas, mas também em ações que buscam o aperfeiçoamento e troca de experiências positivas nas mais diversas áreas debatidas pelo Parlamento”, explica o deputado.

A Comissão de Desenvolvimento Regional tem como atribuições discutir e relatar temas como políticas de saúde pública, vigilância epidemiológica, bioestatística e imunizações, nutrição, alimentação, saneamento ambiental, recursos naturais e águas, mudanças climáticas, problemas da flora, fauna e desertificação, políticas para promover o turismo.

Constituído em 2006, o Parlasul é o órgão de representação dos interesses dos cidadãos e dos países-membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Seu objetivo é fortalecer as ações do Mercosul, criando um espaço comum em que se reflita o pluralismo, contribuindo para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

Das 10 comissões permanentes instaladas no Parlasul, duas serão presididas por brasileiros: João Ananias e o deputado Vieira Cunha (PDT-RS), que ficará à frente da Comissão de Emprego e Renda.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. João Ananias