Ministro Gilberto Carvalho participa de debate sobre a copa

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participa nesta quinta-feira (24) do seminário “Diálogos: Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, na Casa de Portugal, centro de São Paulo, às 15 horas. A ideia é debater com os movimentos sociais e sobretudo dar uma resposta do governo federal às críticas que tem recebido sobre sua participação na Copa do Mundo.

Gilberto Carvalho - José Cruz/ABr

“É fundamental ir ao encontro dos movimentos para discutir, ouvir protestos e queixas, mas também dar a eles o direito de ouvir nossa opinião sobre a Copa e uma série de informações que infelizmente não chegaram à população”, disse Carvalho, em coletiva à imprensa na noite da última quarta-feira (23), no evento Arena Net Mundial, no Centro Cultural São Paulo.

O ministro reconhece que a imagem que se criou segundo a qual a Copa no Brasil é um desperdício de dinheiro público é em parte decorrente da falta de comunicação do próprio governo. “Erramos ao não nos comunicar com a população adequadamente, não chamar a população a participar dos projetos. Criou-se um mau humor sobre a Copa a partir da falta de informação que estamos tentando romper com esse diálogo”, afirmou. “Se as pessoas quiserem continuar protestando, que protestem. Mas pelo menos que tenham direito à informação.”

Segundo Gilberto Carvalho, a ideia de que o dinheiro investido em estádios poderia ser direcionado à saúde e educação é um equívoco decorrente da falta de informação. “A população concluiu que a Copa é um palco de corrupção, que estávamos gastando bilhões nos estádios e não em educação e saúde, quando na verdade não há um tostão do orçamento público nos estádios”, disse. O encontro em São Paulo será o quarto realizado nas sedes da Copa. Os outros ocorreram em Manaus, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Fonte: Rede Brasil Atual