Rússia: "Temos uma equipe boa e podemos surpreender”, diz técnico

Fabio Capello fala sobre os desafios para a Copa do Mundo no Brasil e eficiência nas Olimpíadas de Sôtchi.

Por Iliá Zubkó, no jornal Rossiyskaya Gazeta

Fabio Capello - AP

Rossiyskaya Gazeta: Em breve, o time russo iniciará a preparação para a Copa do Mundo. Você está se sentindo tenso ou cheio de adrenalina?
Fabio Capello: Nesse momento estamos totalmente focados na preparação. Eu sempre reviso os meus jogadores, e isso no momento é o mais importante. Quanto as questões organizacionais, base de treinamento e assim por diante, não há nenhum problema. A adrenalina virá com tudo na chegada ao Brasil, quando começarmos a trabalhar lá e virmos a primeira partida do torneio. Só então que se pode realmente sentir o campeonato mundial.

Você tem quase um mês para se preparar para a Copa do Mundo. Esse tempo é suficiente?
Na verdade, estamos nos preparando para este torneio desde janeiro. Fomos duas vezes para o Brasil, procuramos um centro de treinamento e buscamos hotéis.

O que aconteceu com o centro? Havia informações de que ele ainda não estava pronto…
Recebemos constantemente informações e fotografias. O campo e o hotel estão prontos, há também um centro para imprensa muito bom. Nesse aspecto, não há absolutamente nenhum problema.

O que mais marcou em suas viagens ao Brasil?
Para ser sincero, eu estava focado na nossa base de treinamento e em questões organizacionais. Durante a primeira visita, fomos a seis campos de treinamento em uma semana, e acabamos escolhemos o atual. Tenho certeza de que é a melhor escolha. Nós não queríamos ficar no Rio de Janeiro, e desde o começo tínhamos planejado nos instalar no estado de São Paulo. A Fifa, junto com a Polícia Federal do Brasil, organizarão a segurança. Além disso, temos também o nosso próprio serviço de segurança.

Qual seria um bom resultado para a seleção russa nesta Copa do Mundo?
Vamos passo a passo. Em primeiro lugar, teremos a fase de grupos. Se pudermos passar adiante, o encontro com a Alemanha ou Portugal será bastante provável nas oitavas de final. Mas vamos pensar nisso depois. Acho que temos uma equipe muito boa e podemos surpreender. Devemos entender a responsabilidade que enfrentaremos nesse torneio, do qual participaremos depois de uma longa pausa. A Copa do Mundo é um evento totalmente diferente de qualquer outro torneio e tem um nível mais alto.

Além da Copa do Mundo no Brasil, este ano também teve os Jogos Olímpicos de Inverno em Sôtchi. Quais foram as suas impressões das Olimpíadas na Rússia?
Foi tudo fantástico. Passei dois dias lá, vi a maravilhosa cerimônia de abertura e as primeiras competições de patinação de velocidade e patinação artística. A organização era de alto nível, o sistema de segurança funcionava bem. Era possível mover-se livremente, e a equipe de segurança era respeitosa tanto em relação aos torcedores quanto aos convidados. Para mim isso é muito importante.

Fonte: Gazeta Russa. Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta