Perpétua garante provas do Enem nos municípios acreanos distantes

Após meses de articulação, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) garantiu nesta quarta-feira (23) que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no Acre também sejam aplicadas nos municípios de Santa Rosa do Purús e Jordão na edição deste ano. Com isso, todos os municípios acreanos distantes e isolados receberão as provas do Enem. 

Perpétua garante provas do Enem em municípios acreanos distantes

A decisão foi tomada depois da reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

A parlamentar , que vem há anos lutando para garantir que todas as cidades do Acre recebam as provas, avalia que “o Enem é comprovadamente um dos melhores e mais alicerçados programas de inclusão social porque dá condições estruturantes para que alunos de todo o Brasil possam ser aptos ao ensino superior. Por isso, a luta para que todos os jovens acreanos possam participar do processo”.

Em março, Perpétua voltou a cobrar do Ministério da Educação a realização das provas. O argumento principal é que "quando a UFAC (Universidade Federal do Acre) aplicava as provas do vestibular, esses municípios eram atendidos”, lembrou Perpétua, acrescentando que “ são municípios que estão entre os menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, excluí-los das provas do Enem é dificultar a mudança desses índices", argumentou a deputada.

Na reunião, Perpétua Almeida destacou ainda que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão. No ano passado, Perpétua Almeida garantiu a inclusão dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter na aplicação das provas do Enem.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida