Fundação promove ciclo de debates sobre a Copa e as cidades

O Ciclo de Debates sobre Democracia, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert (FES), abordará, nesta quarta-feira (23), às 9h30, a Copa do Mundo e as cidades, com a participação de Wagner Caetano, da Secretaria Geral da República, Esther Solano, professora da Unifesp, e Natalia Szermeta, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Legado da Copa no Brasil - Reprodução

O ciclo terá oito sessões, de março a junho deste ano, sendo que cada sessão terá três intervenções iniciais, seguidas de debate com a sala e o público, com transmissão online excluvisa da tevêFPA. Os debates serão realizados na FPA e transmitidos online (tevêFPA), às quartas-feiras.

A primeira mesa do Ciclo de Debates sobre Democracia aconteceu no dia 12 de março, com a presença de Rodrigo Nunes (PUC-Rio), Paulo Vannuchi (Instituto Lula) e mediação de Joaquim Soriano, da FPA, e de Jean Tible, da FES. Veja aqui vídeo com a íntegra do debate.

A segunda mesa teve como tema A Nova Polícia e a Democracia, realizada na quarta-feira, 26, e foram convidados para o debate a doutora em Ciência Política e pesquisadora do IUPERJ, Jacqueline Muniz; o historiador e militante da Uneafro, Douglas Belchior; e o vereador do PT de Porto Alegre (RS), Alberto Kopittke, que ajudou a coordenar a 1ª Conferência Nacional de Segurança, no governo Lula, sendo, em 2011, no governo Dilma, secretário-adjunto nacional de Segurança Pública.

E a terceira mesa ocorreu no dia 9 de abril, debatendo o tema “Rolezinhos, consumo e periferia”, com a participação de Rosana Pinheiro Machado (pesquisadora da Universidade Oxford), Gabriel Medina (coordenador de Políticas para Juventude da Prefeitura de São Paulo), MC Chaveirinho.

Hotsite

E para quem quiser ver e acompanhar os vídeos e notícias do Ciclo de Debates FPA e FES, tanto sobre Classes Sociais quanto o de Democracia, a FPA lançou o hotsite que concentra as informações sobre o ciclo.

Neste espaço estão disponíveis para visualização as íntegras com os vídeos dos debates sobre Classes Sociais, o livro “Classes? Que classes” para download, e novidades sobre o ciclo de debates sobre Democracia.

Veja aqui integra do vídeo com a primeira mesa do Ciclo de Debates sobre Democracia, aqui a segunda e terceira edição.

Serviço

Dia 23 de abril, a partir das 9h30
Copa e as Cidades
Participação de Wagner Caetano, Esther Solano e Natalia Szermeta
Transmissão ao vivo pela teveFPA

Fonte: Fundação Perseu Abramo