China debate leis de proteção ambiental e modelos energéticos

O Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China continua, nesta segunda-feira (21), a avaliação do projeto para a revisão da lei de proteção ambiental. O órgão propôs, por exemplo, disposições mais detalhadas para combater a poluição do ar. No mesmo sentido, o governo avança programas sobre as questões energéticas de fontes limpas, eficazes, seguras e sustentáveis

China - Xinhua

Segundo o vice-chefe do Conselho Jurídico da APN, Zhang Mingqi, a entidade sugeriu novas disposições para o atual projeto de revisão da lei de proteção contra a poluição, a fim de proteger o ambiente do país.

Para Zhang, em primeiro lugar, é importante criar critérios uniformes para a prevenção e combate conjunto da poluição entre diferentes regiões do país. Além disso, o Conselho de Estado e os governos locais devem tomar medidas adequadas para promover a produção e uso de energia limpa, acrescentou.

Por fim, o vice-chefe do Conselho Jurídico informou que os governos locais vão criar mecanismos de alerta para a poluição, com vista a publicar avisos e iniciar medidas de emergência. A nova lei prevê também um aumento na abrangência de entidades qualificadas a entrar com processos contra a poluição ambiental.

Além disso, o premiê chinês Li Keqiang presidiu recentemente a primeira reunião da nova Comissão Nacional de Energia. Os participantes discutiram questões estratégicas e os principais projetos de energia em desenvolvimento no país.

Na reunião, Li apontou que a energia é a base e o motor para a modernização da nação. Segundo ele, a China deve manter um desenvolvimento energético de maneira limpa, eficaz, segura e sustentável, a fim de oferecer suporte para o crescimento estável da economia.

O premiê afirmou que uma série de projetos de grande porte serão implementados, constituindo medidas importantes para manter o crescimento econômico e elevar a capacidade de garantia energética, sendo ainda um ponto de partida para ajustar a estrutura energética e transformar o modelo de desenvolvimento.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da Redação do Vermelho