Mercosul e UE podem apresentar posições para acordo em breve

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo informou, nesta sexta-feira (18), que a troca de listas de ofertas entre os países do Mercosul e da União Europeia (UE) para a viabilização de um acordo de livre comércio entre os blocos está em fase avançada e que, apesar de ambos os lados precisarem de mais tempo para definir suas propostas, a troca não deverá demorar.

Dilma União Europeia - Yves Logghe / AP

"Estamos na fase final. Temos estado em constante contato com o lado europeu para que a troca de ofertas ocorra o mais rápido possível", informou o chanceler, citado pela Agência Brasil. As partes haviam fixado o fim do ano passado como prazo para a troca de listas com os itens que estariam dispostos a liberar para importações.

Esperava-se que as negociações fossem definidas na reunião de cúpula (ou seja, entre chefes de Estado) dos países do bloco, que deveria ter ocorrido em dezembro e foi transferida para janeiro, depois para fevereiro e, agora, adiada sem previsão. Segundo o chanceler brasileiro, não há como precisar datas porque a questão depende de ambos os lados.

De acordo com o chanceler do Reino Unido, William Hague – que está no Brasil desde sexta-feira (18), para compromissos até o domingo (20) em Manaus, Brasília e São Paulo – disse que o país é um forte defensor do acordo de livre comércio entre os blocos.

Em relação ao acordo, o Mercosul reivindica a retirada dos subsídios agrícolas pelos países europeus, enquanto a União Europeia quer a retirada de barreiras protecionistas a produtos industrializados pelos países sul-americanos, temas polêmicos e que precisam ser trabalhados com cautela.

Para que os blocos montem sua proposta, cada país faz consultas internas com os respectivos setores produtivos para decidir quais áreas são menos sensíveis à abertura comercial. Finalizado o processo interno, os países remetem suas listas de setores que terão liberalização de tarifa para aprovação do bloco como um todo – tanto Mercosul quanto UE. Aprovadas, as listas seguem para os blocos opostos.

A UE é composta por 28 Estados europeus, enquanto o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai (temporariamente suspenso devido ao golpe que derrubou o presidente Fernando Lugo, em 2012) e, em processo de adesão a Bolívia.

O Mercosul desenvolve-se como um projeto de união aduaneira, inserida no plano mais amplo de integração social, cultural e política (com respeito à diversidade) regional, possibilitando aos países sul-americanos um bloco coeso para o desenvolvimento igualitário da região e para as negociações extrarregionais.

Com informações da Agência Brasil,
Da Redação do Vermelho