Caravana Siga Bem sai Brasil afora contra exploração sexual

Ao participar do lançamento da Caravana Siga Bem 2014, em São Paulo, a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), defendeu tolerância zero contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso território. Em sua oitava edição, a Caravana este ano terá duas equipes percorrendo um total de 30 mil quilômetros, passando por 95 municípios de 20 estados, a partir do dia 5 de maio. 

Caravana Siga Bem sai Brasil afora contra exploração sexual

A Caravana, de acordo com a ministra, já se consolidou como uma importante parceira do Governo Federal na proteção de crianças e adolescentes no país.

“Por percorrer todas as estradas dos pais, os caminhoneiros são privilegiados e podem contribuir muito no acompanhamento e no monitoramento das nossas crianças e adolescentes, divulgando o Disque Direitos Humanos – Disque 100. Quando estaciona a Caravana, as escolas levam suas crianças com suas famílias. Estes espaços são imprescindíveis para a promoção da cidadania e proteção da nossa infância”, afirmou a ministra, que destacou ainda a prevenção da violência contra a mulher, uma vez que a ação também divulga essa temática, por meio do Disque 180.

Ideli parabenizou a Petrobras e os demais parceiros da Caravana pela promoção de ações de responsabilidade social no país. A Ministra rechaçou os ataques sofridos pela estatal brasileira nos últimos meses e disse que a Petrobras deve ser orgulho de todos os brasileiros.

“Quero parabenizar a Petrobras por esta ação de responsabilidade social, que cada vez mais trabalha por melhores condições para que nossos caminhoneiros possam desempenhar um papel importante na proteção das nossas crianças e adolescentes. Fiz questão de vir aqui por que queria dizer alto e em bom som que a Petrobras e dos brasileiros e tem que continuar servindo ao Brasil e aos brasileiros”, declarou.

Brasil afora

Com o grande sucesso da Caravana Siga Bem 2013, neste ano o projeto, considerado o maior do gênero na América Latina, terá duas equipes percorrendo o Brasil afora.

Na estrada, a divisão da Caravana Siga Bem será a seguinte: enquanto uma equipe sai da capital paulista rumo ao norte, nordeste e parte do centro-oeste, a outra inicia sua viagem de São Paulo rumo às cidades do sudeste, sul e outra parte do centro-oeste.

O projeto ficou ainda maior neste ano. Serão 12 caminhões, sendo 8 carretas e 4 caminhões truck, 2 ônibus e 4 carros de apoio, que percorrerão aproximadamente 30 mil quilômetros de estradas, visitando cerca de 20 estados, incluindo o Distrito Federal e 95 cidades, no período de noves meses. O que não mudou foi o propósito: promover educação e entretenimento aos milhares de caminhoneiros e moradores das comunidades por onde a Caravana irá passar.

No ano da Copa do Mundo no Brasil, a Caravana Siga Bem 2014, em resposta ao impressionante crescimento da Rede Siga Bem, que dobrou de tamanho, visitará 81 postos que são referência em atendimento e qualidade de seus serviços.

O objetivo da ação e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao público, com vistas ao cumprimento da Lei do Descanso, que prevê pausas periódicas obrigatórias para os motoristas.

Da Redação em Brasília
Com informações da SDH