Sem categoria

PCdoB relança os Departamentos de Quadros

Nesta segunda-feira (15), em reunião na sede do Comitê Central do PCdoB em São Paulo, aconteceu a instalação do novo Departamento Nacional de Quadros João Amazonas, que será coordenado pelo Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas. Para explicar sobre o novo departamento entrevistamos o secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, que estava presente na reunião.

Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

Walter iniciou a conversa ressaltando a importância do relançamento do departamento. “Está no coração da construção partidária exatamente a política de quadros e a nossa é extremamente inovadora, atualizada, renovando o arsenal da esquerda brasileira na constituição de um partido de classe e revolucionário como o PCdoB”, disse.

O secretário ressaltou que houve inovações para essa reimplementação e que as novas demandas foram debatidas e acertadas pelo Comitê Central no 13º Congresso do PCdoB. “Reunimos condições e força para implementar de fato a política e com isso torná-la sistêmica e alcançarmos os 27 estados brasileiros”, contou.

Um dos primeiros objetivos é garantir que o pensamento revolucionário não se perca no futuro. “Queremos garantir a formação consciente de novos dirigentes do partido para os próximos 10, 15 anos e isso já está ocorrendo”, falou. “O segundo objetivo é aplicar uma política de quadros realmente voltada para os trabalhadores, jovens, mulheres, para cultura, ciência e tecnologia”, falou.

Dentro das novas diretrizes está o fortalecimento dos políticos mais conhecidos para serem alvos da direção nacional com todo o processo de formação e mantê-los unidos dentro do projeto partidário e estabelecer com clareza como beneficiam melhor o partido. “O Netinho com sete milhões de votos, Leci Brandão e Martinho da Vila que são a alma do samba brasileiro e cientistas como Olival Freire, temos de conectá-los melhor com o projeto político”, falou Sorrentino.

E o terceiro e grande objetivo será a continuidade da construção do partido por meio de uma política de quadros de base. “Esses quadros são fundamentais, pois são o esteio da ação partidária, são aqueles que coordenam as organizações de base, as que estão mais próximas ao povo”, disse Walter. “Precisamos valorizar cada vez mais os trabalhadores porque por intermédio deles é que valorizamos a vida militante de base que é uma das grandes características do partido, pois sempre fizemos parte do cotidiano do povo”, completou.

Ouça o áudio completo na Rádio Vermelho: