Decisão sobre CPI da Petrobras é adiada para próxima semana 

Foi adiada, mais uma vez, a análise no Plenário do Senado sobre a CPI da Petrobras. Os senadores examinariam nesta terça-feira (15) o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) favorável a uma CPI com foco ampliado. “Não vamos votar porque não houve um entendimento com relação ao encaminhamento da votação hoje”, explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 

O impasse na criação da CPI se dá porque a oposição quer a investigação apenas de fatos ligados à Petrobras, como o prejuízo na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A CPI ampla, proposta pelo governo, deve abranger não apenas a estatal, mas também irregularidades em licitações dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e investimento do Porto de Suape, em Pernambuco.

Leia também: 
Polêmica da CPI e baixo quorum adiam análise de vetos

Segundo o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), não havia quórum para votar a matéria nesta terça. Além disso, os senadores aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre mandados de segurança impetrados pela oposição e pelo governo. A relatoria é da ministra Rosa Weber, que só deve se manifestar na próxima semana.

“A ministra afirmou aos líderes da oposição que entre terça e quarta-feira da próxima semana ela decidirá (a respeito de uma medida liminar), então faz mais sentido esperar”, disse Braga.

Na segunda-feira (14), Renan enviou documento com informações ao Supremo, explicando que decidiu pela CPI ampla em nome do princípio da eficiência na administração pública.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado